Logo O POVO+
Agendas de campanha dificultam presença de deputados na Assembleia
Politica

Agendas de campanha dificultam presença de deputados na Assembleia

Calendário de eleições se impõe e passa a ser definidor para algumas ausências na sessão plenária do Parlamento Estadual
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PRESIDENTE da AL-CE e candidato em Fortaleza, Sarto compareceu à sessão (Foto: Junior Pio/AL-CE Divulgação)
Foto: Junior Pio/AL-CE Divulgação PRESIDENTE da AL-CE e candidato em Fortaleza, Sarto compareceu à sessão

Começa a rarear no plenário da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) a presença de deputados estaduais que são candidatos a prefeituras. De um total de 46 parlamentares, 12 são pretendentes aos Executivos. Três deles tiraram licença para voltar atenção exclusiva às campanhas. Os nove decidiram, até aqui, conciliar as rotinas legislativa e eleitoral.

A sessão de ontem teve quórum suficiente para ocorrer. Na hora da votação, contabilizava-se em torno de 26 parlamentares. Entre os nove prefeituráveis, cinco ausências e quatro presenças.

Presidente da Casa e candidato a prefeito de Fortaleza, Sarto (PDT) afirmou não haver "nenhum prejuízo de deliberação", já que "as matérias são pouco complexas."

Ele salientou que neste período eleitoral os deputados ainda não pediram urgência nas tramitações, de modo que não há acúmulo de propostas prontas para ir a plenário.

"Os deputados têm estado presentes. Ontem teve reunião das comissões e eles têm estado presentes na plataforma virtual, isso desde que nós retomamos o modelo misto", adicionou o parlamentar, para quem até aqui não houve necessidade de pedir licença da AL-CE em razão da candidatura.

Ainda de acordo com o pedetista, a tendência é de que o cronograma de trabalhos siga o que é "historicamente feito", ou seja, que nas duas semanas antes da eleição, as sessões - dos dias 5 e 12 de novembro - ocorram somente no caso de os deputados necessitarem votar algum texto com prazo fixado ou mesmo de "cunho emergencial".

Segundo fonte do Departamento Legislativo, a pauta está quase limpa, com somente dois projetos de indicação a serem apreciados no Plenário 13 de Maio. Candidato a prefeito de Caucaia, Elmano de Freitas (PT) disse não querer julgar nenhum colega, já que cada um possui um perfil de mandato.

Mas, com as sessões somente às quintas-feiras, avaliou ser razoável que parlamentares em exercício possam comparecer. O petista iniciou os trabalhos de modo virtual, até registrar presença física na Casa.

"Já que não tirei licença, devo cumprir o mínimo dever que é no dia da votação estar aqui. A minha definição é de que nas quintas-feiras talvez eu não vá participar dos debates no sentido de usar a tribuna, mas o debate das mensagens, dos projetos de lei, da discussão e da votação eu quero participar", afirmou o petista.

Marcos Sobreira (PDT), por sua vez, acompanhou a sessão a partir de Iguatu, onde corre na busca por votos. Ele é adversário de dois grupos políticos com passagens pelo Executivo, um deles liderado pelo colega de Parlamento Agenor Neto (MDB). Ontem, o emedebista não se integrou aos trabalhos.

Outro ausente, embora a sessão legislativa estivesse entre os compromissos da agenda divulgada, Heitor Férrer (SD) justificou que não foi ao trabalho por ter marcado visita a um canal de TV.

"E fui chamado à gráfica para ver o material gráfico (de campanha), que nós (se refere ao vice Walter Cavalcante, do MDB) estamos extremamente atrasados", acrescentou. E prometeu: "Mas na próxima quinta com absoluta convicção e certeza não haverá essa falha nossa, viu?"

O terceiro pedido de licença, de Patrícia Aguiar (PSD), foi aprovado ontem sem a necessidade de um suplente ocupar o assento dela, pois se distancia oficialmente por 45 dias. Diferentemente de Vitor Valim (Pros) e Julinho (Cidadania), voltados somente aos projetos eleitorais por 120 dias.

O POVO tentou contato com Nelinho Freitas (PSDB) e Nezinho Farias (PDT), mas não obteve retorno. A reportagem não conseguiu localizar Agenor Neto.

 

 

Parlamentares candidatos a prefeituras

A presença em plenário na sessão de quinta-feira

- Agenor Neto (MDB) AUSENTE - Candidato a prefeito de Iguatu

- Bruno Gonçalves (PL) AUSENTE - Candidato a prefeito de Aquiraz

- Elmano de Freitas (PT) PRESENTE - Candidato a prefeito de Caucaia

- Heitor Férrer (SD) AUSENTE - Candidato a prefeito de Fortaleza

- José Sarto (PDT) PRESENTE - Candidato a prefeito de Fortaleza

- Marcos Sobreira (PDT) PRESENTE - Candidato a prefeito de Iguatu

- Nelinho (PSDB) AUSENTE - Candidato a prefeito de Juazeiro do Norte

- Nezinho Farias (PDT) AUSENTE - Candidato a prefeito de Horizonte

- Renato Roseno (Psol) PRESENTE - Candidato a prefeito de Fortaleza

Licenciados

- Vitor Valim (Pros) - Candidato a prefeito de Caucaia

- Júlio César Filho (Cidadania) - Candidato a prefeito de Maracanaú

- Patrícia Aguiar (PSD) - Candidata a prefeita de Tauá

 

O que você achou desse conteúdo?