Logo O POVO+
Grupo O POVO vai sabatinar candidatos à prefeitura de Fortaleza
Politica

Grupo O POVO vai sabatinar candidatos à prefeitura de Fortaleza

Dez dos 11 postulantes serão ouvidos, em programação que começa amanha e passará por todas as plataformas do grupo. Está prevista também interação com os assinantes do OP
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 (Foto: reprodução)
Foto: reprodução

Conhecer o plano de governo dos candidatos ao paço municipal de Fortaleza é algo que não se conseque apenas acompanhando o horário eleitoral gratuito. Com as limitações sanitárias impostas pela pandemia do novo coronavírus, os atos de campanha realizados nas ruas, que permitiam essa maior interação com essas ideias, também devem ser evitados. Na perspectiva de abrir mais um espaço de diálogo aprofundado, O POVO, inicia nesta terça-feira, 13, uma série de entrevistas com 10 dos 11 candidatos ao executivo da capital. A programação ocorrerá à partir das 9h e será transmitida ao vivo pela rádio O POVO/CBN e redes sociais do O POVO Online. Maísa Vasconcelos será a mediadora, sempre com a ajuda de dois jornalistas do grupo. Na entrevista de estreia amanhã, com Anizio Melo, participam Érico Firmo e Ítalo Coriolano.

Segundo Guálter George, editor-executivo de Política do O POVO, o objetivo é abordar as propostas dos candidatos e dialogar sobre o cenário político local. Algo que ele acredita ser ainda mais necessário nesta eleição, tendo em vista as limitações impostas às atividades de campanha que possam promover aglomeração de pessoas. Mas, reforça, promovendo esses espaços de forma em que também sejam preservados os cuidados implicados pela atual pandemia do novo coronavírus.

Assim, para garantir a segurança sanitária dos participantes, somente o candidato e mediadora estarão presencialmente nos estúdios da rádio, enquanto os jornalistas integram o debate por meio de videoconferência.

"Consideramos a série de sabatinas um momento fundamental para o candidato expor suas ideias e projetos de forma que elas possam ser discutidas e contestadas, papel que entendemos que ficará com o grupo de jornalistas do Grupo escalados para o papel de debatedores" , argumenta o editor.

Assinantes OP+ terão espaço exclusivo para interação, com 15 minutos extras de entrevista destinadas a acolher perguntas propostas pelos signatários. O primeiro a passar pela mesa é Anízio Melo (PCdoB), seguido por Renato Roseno (PSOL), Heitor Férrer (SD), Heitor Freire (PSL), Paula Colares (UP), Célio Studart (PV), José Sarto (PDT), Luizianne Lins (PT), Wagner Souza (Pros) e, finalmente, Samuel Braga (Patriota), no dia 24 de outubro. José Louretto, do PCO, será o único ausente da programação.

"Outro aspecto importante da série é o esforço que fizemos para abrir espaço à totalidade dos candidatos, independente do que as leis determinarem como presença obrigatória", reforça Guálter. O editor afirma que a decisão parte do consenso de que os eleitores devem ter acesso a todas as propostas colocadas em debate, tanto "de partidos grandes quanto dos pequenos", sintetiza.

Quanto à realização de debate pelo grupo O POVO, programa-se realizá-lo na hipótese de acontecer um segundo turno em Fortaleza. A coordenação das sabatinas deixou acertado com as assessorias dos dez candidatos uma reunião posterior para o acerto de regras com os dois que eventualmente passarem à etapa seguinte, se ela vier mesmo a acontecer.

.
. (Foto: ítalo furtado)

 

O que você achou desse conteúdo?