Logo O POVO+
Ataque partiu de Camilo por surpreender mais
Politica

Ataque partiu de Camilo por surpreender mais

Cientista político. Análise
Edição Impressa
Tipo Notícia

Fosse Ciro ou Cid Gomes os autores das críticas contra Capitão Wagner, o entendimento médio seria o de que mais uma vez o policial da reserva estava sendo alvo da ira dos irmãos do PDT, algo distante de uma novidade. Ainda mais com o agravante de o senador ter sido ferido por arma de fogo no ápice do estresse da paralisação de policiais militares.

Se o movimento fosse puxado por Roberto Cláudio, o gestor estaria entrando muito na campanha para um detentor do Poder em disputa.

A mensagem "só colaria" com Camilo Santana porque o governador, hoje, é o mais popular dos líderes do grupo governista.

A avaliação é de Cleyton Monte, pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (Lepem), da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O professor universitário acrescenta que o texto gera repercussão (foi um dos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil) por destoar do perfil de Camilo.

"As pessoas que vão ler vão pensar que o cara está tão indignado com as falas do Wagner que ele acabou saindo 'do normal'", comenta Monte.

Para ele, à medida em que não responde no mesmo tom, o movimento de Wagner também é perpassado por uma lógica política. Ele lidera as pesquisas e ainda não sabe se a colocação do governador vai influenciar a compreensão média popular.

"Se essa mensagem do Camilo colar socialmente", cogita o pesquisador, "ele (Wagner) vai se ver obrigado a responder a essas questões do Camilo."

Segundo Monte, outra dimensão do recado envolve Luizianne Lins, como se Camilo quisesse reforçar à petista que o adversário prioritário é outro, não Sarto, a despeito de os dois disputarem perfil similar de eleitores.

"A senha que ele (Camilo) deu é demonstrando que campanha do Wagner é forte, tem consolidação e que se a Luizianne ficar batendo no Sarto, ficar entrando na Justiça, e se Sarto ficar naquela mesmice de não trazer nada novo, numa campanha monótona de um político tradicional, o cara vai partir pra cima", analisa. (Carlos Holanda)

 

O que você achou desse conteúdo?