Logo O POVO+
Debate entre candidatos à Prefeitura de Caucaia é marcado por embates
Politica

Debate entre candidatos à Prefeitura de Caucaia é marcado por embates

Temas locais, estaduais e nacionais foram discutidos pelos participantes. Houve críticas à atual gestão e momentos tensos, mas o nível agradou e foi elogiado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
CANDIDATOS à Prefeitura de Caucaia participaram, ontem à noite, de debate promovido pela Rádio O POVO CBN (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE CANDIDATOS à Prefeitura de Caucaia participaram, ontem à noite, de debate promovido pela Rádio O POVO CBN

Cinco candidatos à Prefeitura de Caucaia estiveram reunidos, ontem, para debate promovido pelo Grupo de Comunicação O POVO. Durante duas horas, os postulantes confrontaram propostas para o município, em áreas como saúde pública, segurança, emprego e renda. Participaram do debate os candidatos Elmano de Freitas (PT), Emília Pessoa (PSDB), Paulo Sérgio Cordeiro (PCdoB), Rodrigo Santaella (Psol) e Vítor Valim (Pros). O candidato à reeleição Naumi Amorim (PSD), não confirmou presença no debate alegando incompatibilidade de agenda. 

ASSISTA AO DEBATE NA ÍNTEGRA ENTRE OS CANDIDATOS DE CAUCAIA

O encontro começou com o candidato Rodrigo Santaella criticando a ausência e o posicionamento de Naumi diante dos servidores públicos. "Temos um candidato ausente que persegue servidores, que tem uma política de repressão. Todo mundo que anda por Caucaia sabe o que acontece com os servidores públicos", disse. 

Após questionamento sobre eventual processo de fragilização da democracia, o psolista alegou que pretende proporcionar mais protagonismo popular para "combater o bolsonarismo". "Queremos criar gabinetes populares em Caucaia, prefeito e vice vão rodar a cidade. Isso serve para descentralizar a gestão para garantir o protagonismo popular", disse. 

FORTALEZA, CE, BRASIL, 05.11.2020:  Debate com os  candidatos à prefeitura de Caucaia realizado pela Radio O POVO CBN - na foto Rodrigo Santaella (Psol)  (Foto: Fco Fontenele/O POVO)
Foto: FCO FONTENELE
FORTALEZA, CE, BRASIL, 05.11.2020: Debate com os candidatos à prefeitura de Caucaia realizado pela Radio O POVO CBN - na foto Rodrigo Santaella (Psol) (Foto: Fco Fontenele/O POVO)

O cenário de fora de Caucaia, estadual e nacional, entrou como tema após pergunta realizada à candidata Emília Pessoa (PSDB) sobre sua capacidade de diálogo futuro com o governador Camilo Santana (PT). Em resposta, a tucana ressaltou que não vê dificuldade em dialogar com o chefe do Executivo estadual, colocando-se como disponível, também, para um diálogo com o governo federal. "Caucaia precisa estar desvinculada das questões políticas", acrescentou. 

Emília defendeu a necessidade de investimentos no litoral para fomento do turismo. "Caucaia precisa viver novos tempos e isso com mais desenvolvimento, saúde melhor e boa utilização dos recursos públicos, que devem retornar à população em serviços prestados e trazendo tudo que for digno", completou.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 05.11.2020:  Debate com os  candidatos à prefeitura de Caucaia realizado pela Radio O POVO CBN - na foto Emília Pessoa (PSDB)  (Foto: Fco Fontenele/O POVO)
Foto: FCO FONTENELE
FORTALEZA, CE, BRASIL, 05.11.2020: Debate com os candidatos à prefeitura de Caucaia realizado pela Radio O POVO CBN - na foto Emília Pessoa (PSDB) (Foto: Fco Fontenele/O POVO)

A política nacional também esteve presente em perguntas direcionadas ao candidato Vitor Valim. Indagado pelo seu adversário Elmano de Freitas sobre seu voto favorável no processo que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016, o deputado afirmou não se "esconder atrás de padrinhos políticos". "Como deputado federal votei para que se investigasse a Dilma e o Michel Temer. Votei para que todos fossem investigados, doa a quem doer", declarou.

Valim acusou os adversários de não prestarem solidariedade com militante da sua candidatura morto na semana passada. "Demagogia é quem se solidariza só com o que convém e não com a vida das pessoas, independente da ideologia, de cor partidária, de qualquer coisa que seja ou orientação sexual" declarou. 

FORTALEZA, CE, BRASIL, 05.11.2020:  Debate com os  candidatos à prefeitura de Caucaia realizado pela Radio O POVO CBN - na foto Vitor Valim (Pros)  (Foto: Fco Fontenele/O POVO)
Foto: FCO FONTENELE
FORTALEZA, CE, BRASIL, 05.11.2020: Debate com os candidatos à prefeitura de Caucaia realizado pela Radio O POVO CBN - na foto Vitor Valim (Pros) (Foto: Fco Fontenele/O POVO)

Já Elmano, perguntado sobre suas propostas para o desenvolvimento econômico da cidade, destacou o turismo. O petista criticou a falta de investimento da atual gestão no litoral do Icaraí, região que alega sofrer com a poluição e o avanço do mar. "Sequer a coleta de lixo das praias é feita com qualidade e nós precisamos ter a recuperação do carnaval do Icaraí, apoio ao festival junino e às políticas culturais", disse.  

FORTALEZA, CE, BRASIL, 05.11.2020:  Debate com os  candidatos à Elmano de Freitas (PT)  (Foto: Fco Fontenele/O POVO)
Foto: FCO FONTENELE
FORTALEZA, CE, BRASIL, 05.11.2020: Debate com os candidatos à Elmano de Freitas (PT) (Foto: Fco Fontenele/O POVO)

O candidato de PT criticou o sistema de transporte do município. "Em Caucaia, o que nós temos é uma inversão. O que manda no sistema de transporte é a empresa do setor privado e, na verdade, quem deve comandar é o poder público", disse. Em momento de tensão com Valim, após pergunta do candidato sobre a origem da verba do seu carro pessoal, Elmano afirmou que o adversário "ficasse tranquilo", pois faria sua prestação de contas.  

FORTALEZA, CE, BRASIL, 05.11.2020:  Debate com os  candidatos à prefeitura de Caucaia realizado pela Radio O POVO CBN - na foto Paulo Sergio Cordeiro (PCdoB)  (Foto: Fco Fontenele/O POVO)
Foto: FCO FONTENELE
FORTALEZA, CE, BRASIL, 05.11.2020: Debate com os candidatos à prefeitura de Caucaia realizado pela Radio O POVO CBN - na foto Paulo Sergio Cordeiro (PCdoB) (Foto: Fco Fontenele/O POVO)

Paulo Sérgio Cordeiro destacou que pretende gerar mais emprego e renda através de investimentos no pólo industrial de Caucaia e na capacitação de jovens. Ele aproveitou para reforçar uma política de regionalização em Caucaia. "Será importante para levarmos serviços públicos importantes para os caucaienses, como tapa buraco, reforma de escolas e postos, emprego e renda. Descentralizando, vamos levar a prefeitura para mais perto das famílias.

 

O que você achou desse conteúdo?