Tão logo a lenta apuração das urnas havia começado, o deputado federal e ex-prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa, do PSDB, já entrava em reunião sobre campanha de segundo turno em Fortaleza. Com 66,32% dos votos válidos, favoritismo já demonstrado desde o início da contagem, a vitória dele só precisava de confirmação oficial do que já era demonstrado nas pesquisas que o colocavam à frente do deputado estadual Júlio César Filho, do Cidadania, ex-líder do Governo que conseguiu 25,83% do eleitorado da cidade apoiado na imagem de Camilo Santana (PT).
Pessoa já foi prefeito de Maracanaú por outras duas vezes: nas gestões de 2005 e de 2009. De lá pra cá, já concorreu como vice-governador do Estado, voltou como vice-prefeito de Maracanaú e foi eleito deputado federal em 2018. Agora, retorna ao paço municipal sucedendo Firmo Camurça (PSDB), atual prefeito que ele ajudou a eleger. Antes de terminar a apuração das urnas, Pessoa já se fechava para a imprensa e assumia outro desafio: atuar na campanha de Capitão Wagner na Capital. Para isso, desobedece orientação do PSDB que entrou na coligação do opositor de Wagner em Fortaleza, o pedetista José Sarto.
Como foco para a próxima administração, manifesta, via assessoria, interesse em investir na educação do município e promete garantir creches de tempo integral para crianças de até 6 anos. Também fala em construir um novo Centro de Línguas no distrito de Pajuçara e na implantação de Escolas Cívico-Militares. Pessoa ainda promete construir um novo Restaurante Popular e garantir transporte público gratuito para pessoas de baixa renda, dentre outras ações.