Logo O POVO+
Fortaleza registra maior abstenção em 24 anos
Politica

Fortaleza registra maior abstenção em 24 anos

Comparecimento
Edição Impressa
Tipo Notícia

Uma das incógnitas nestas eleições 2020 em todo o país era a questão das abstenções. Expectativa de aumento de eleitores que não foram votar, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, tornou-se realidade. Com a divulgação dos resultados, Fortaleza registrou a sua maior taxa de abstenção desde o pleito de 1996. Cenário replicado em grande parte do país.

Desde o pleito municipal de 2004, o número de abstenções vinha crescendo na Capital. Neste ano, 397.774 pessoas não votaram, valor equivalente a 21,84% dos eleitores aptos a participar. Quatro anos atrás, o número de não votantes foi de 288.362 pessoas (17,04%) do eleitorado total à época. Este ano em números absolutos, comparado com o pleito de 2016, o aumento das abstenções na Cidade foi de 37,9%.

Ontem, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso disse que a expectativa é de que não houvesse aumento significativo no índice. "O nível histórico é 20%, eu desejaria que fosse menos do que isso, acho que é um momento histórico da vida da democracia, mas não podemos fechar os olhos para a realidade", disse Barroso em coletiva de imprensa. (Vítor Magalhães)

O que você achou desse conteúdo?