Logo O POVO+
Abstenção em Fortaleza esteve "dentro do esperado", diz TRE-CE
Politica

Abstenção em Fortaleza esteve "dentro do esperado", diz TRE-CE

Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia

Quase 400 mil eleitores de Fortaleza não compareceram às urnas no último dia 15. A taxa de abstenção na Capital foi de 21,84% (397.774 ausências). Apesar de ser um representativo mais alto que em pleitos anteriores, o número ainda ficou abaixo da média nacional, que foi de 23,14%, e está abaixo do esperado pelo TRE-CE, explica Edna Sabóia, coordenadora de eleições do órgão. A expectativa era de que o número na Capital pudesse chegar a 30%.

De acordo com Saboia, contribuiu para esse índice mais alto a situação de pandemia do novo coronavírus, tendo em vista que a própria Justiça Eleitoral recomendou aqueles que apresentassem sintomas ou estivessem positivados pela doença que permanecessem em isolamento e buscassem justificar a ausência posteriormente.

Além disso, a própria característica de Fortaleza ser uma grande cidade contribui para a abstenção, argumenta. Segundo a coordenadora, na Capital e municípios da Região Metropolitana, a falta de engajamento de muitos eleitores já é esperada, enquanto nos municípios de Interior as pessoas tendem a serem mais próximas dos candidatos e, por isso, faltarem menos à votação.

Para os faltosos com domicílio eleitoral em Fortaleza e Caucaia que não justificaram ausência nas urnas no dia da votação, a coordenadora lembra que isso não será impedimento para comparecer ao segundo turno. É necessário apresentar justificativa em até 60 dias após o dia 15, em algum cartório eleitoral, apresentando algum documento que demonstre o motivo da falta. O procedimento também pode ser feito pelo aplicativo e-Título. (Rose Serafim)

 

O que você achou desse conteúdo?