Logo O POVO+
Sarto vence eleição apertada e promete pacificação
Politica

Sarto vence eleição apertada e promete pacificação

|51,6%|Com 2º turno mais apertado da história da Capital, José Sarto (PDT) será 59º prefeito de Fortaleza com missão de pacificar a cidade e priorizar emprego, saúde e volta às aulas
Edição Impressa
Tipo Notícia
SARTO NOGUEIRA e o vice Élcio Batista agradeceram os apoios obtidos durante a campanha  (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE SARTO NOGUEIRA e o vice Élcio Batista agradeceram os apoios obtidos durante a campanha

Após disputar o 2º turno mais acirrado da história, José Sarto (PDT) foi eleito neste domingo, 29, prefeito de Fortaleza com o desafio de unir uma cidade dividida. "A eleição acabou, minha missão agora é pacificar Fortaleza", destacou já no primeiro discurso, logo após ter vitória com 51,69% dos votos confirmada. Eleito com 43,7 mil votos a mais que o adversário Capitão Wagner (Pros), Sarto será o 49º prefeito de Fortaleza a partir de janeiro de 2021.

A vantagem é a menor obtida por um prefeito eleito da Capital desde a instituição do 2º turno, pela Constituição de 1988. Além disto, é a eleição mais disputada em Fortaleza desde 1988, quando Ciro Gomes (PDT) foi eleito com vantagem de 5,3 mil votos."Agora sou o prefeito de todos e todas, não vou olhar para nenhuma coloração ou titulação partidária (...) queremos desestimular essa intolerância, tirar espinho de coração de quem tem", disse.

Destacando ano de 2021 que se anuncia com grandes desafios, Sarto aponta "três pilares fundamentais" para o início da gestão. "O 1º é a recuperação econômica, com geração de emprego e renda", diz. "O 2º é a questão sanitária, da vacinação contra a Covid-19. Na China já estão fazendo, nos Estados Unidos já está batendo à porta. Então assim que as autoridades atestarem a eficácia de uma vacina queremos distribuir, já falamos com o governador", diz.

Como prioridades para a distribuição da vacina, Sarto destaca principalmente "profissionais de saúde, idosos e gestantes", que seriam vacinados em casa. "O 3º pilar é o retorno às atividades escolares e a recuperação do calendário escolar. Já temos um calendário estabelecido pela Secretaria da Educação, em parceria com a Saúde. Esses são os três pilares que vamos apresentar a partir de agora", diz.

Sarto destacou ainda que processo de transição com a gestão Roberto Cláudio (PDT) começará ainda nesta segunda-feira. "Transição começa agora. A gente tem um protocolo legal, existe uma legislação que define os passos para se tomar. A partir de amanhã [hoje], a gente estabelece isso com base no que está na legislação. Já conversamos com o Roberto, então vamos agora fazer essa reunião".

Ele afirma ainda que já "possui nomes" para a comissão que conduzirá a transição, mas evitou antecipar as indicações. "Já tenho nomes, mas vocês não vão saber hoje", destacou.

Apesar de ter confirmado a vitória do PDT, resultado da disputa surpreendeu pela apertada margem sobre Capitão Wagner. Pesquisas divulgadas na véspera da eleição apontavam vitória do pedetista com índices entre 57% a 62%. Até a confirmação da vitória, que veio com mais de 95% das urnas apuradas, clima no comitê de Sarto era de apreensão.

As declarações de Sarto foram feitas em coletiva de imprensa acompanhada pelo vice da chapa, Élcio Batista (PSB). Nenhuma outra liderança do grupo, como Cid e Ciro Gomes (PDT), foi ao comitê pedetista.

Vitória de Sarto fortalece sobretudo dois personagens da política cearense: o prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o governador Camilo Santana (PT). Protagonistas durante toda a disputa, os gestores foram os dois principais cabos eleitorais do pedetista, ocupando holofotes que costumavam ficar a cargo dos irmãos Cid e Ciro Gomes (PDT) em eleições anteriores.

Elegendo sucessor que garante defesa de seu legado, Roberto Cláudio se estabelece hoje como o nome mais forte do PDT para uma possível disputa para o governo do Ceará em 2022. Camilo Santana, por sua vez, tem hoje pouca concorrência no grupo político dos Ferreira Gomes para a disputa pela vaga de Tasso Jereissati (PSDB)no Senado Federal.

Resultado Eleições para Prefeitura de Fortaleza
Foto: luciana pimenta
Resultado Eleições para Prefeitura de Fortaleza

O que você achou desse conteúdo?