Logo O POVO+
Sebastião Melo derrota Manuela Dávila em Porto Alegre
Politica

Sebastião Melo derrota Manuela Dávila em Porto Alegre

Advogado natural de Goiânia, Sebastião Melo teve 54,63% dos votos, contra 45,37% para Manuela Dávila
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Sebastião Melo (MDB), de 62 anos, foi eleito o novo prefeito de Porto Alegre. Com 54,63% dos votos, o advogado goiano derrotou Manuela Dávila (PCdoB), que liderava as pesquisas na véspera da votação, por 51% a 49%. Ela era uma das principais apostas da esquerda no cenário nacional e obteve 45,37% nas urnas.

"Recebo essa vitória com muita humildade. Vou ser prefeito que vou olhar para todos. E prefeito que vai olhar para pessoas que mais precisam na cidade", disse Melo, em seu discurso da vitória - feito no auditório da rodoviária onde desembarcou na cidade no final da década de 1970. Ele saiu de Piracanjuba (GO), chegou a ser balconista e vendedor no Ceasa.

Sebastião Melo já foi vereador por três mandatos, vice-prefeito e deputado estadual. Curiosamente, ele nem era o preferido para assumir a candidatura de seu partido. Venceu em nove das dez zonas eleitorais da capital gaúcha. A votação na cidade terminou com 33,08% de abstenções.

Manuela Dávila parabenizou o adversário, mas fez questão de registrar as baixarias e notícias falsas espalhadas durante a campanha - que descreveu como "muito difícil" e "uma das mais baixas da história".

Nos ataques, a maioria de teor machista, chegou a ser chamada de "sonsa", "traidora" e "patricinha mimada". "Quando saímos nas ruas de Porto Alegre, vimos homens e mulheres dispostos a mudar a cidade. (...) Quero fazer agradecimento especial à militância, vocês foram incansáveis", agradeceu. (Cláudio Ribeiro)

 

O que você achou desse conteúdo?