Logo O POVO+
Transição entre Roberto Cláudio e José Sarto começa hoje em Fortaleza
Politica

Transição entre Roberto Cláudio e José Sarto começa hoje em Fortaleza

O prefeito eleito José Sarto reunirá na AL lideranças dos 17 partidos que apoiaram sua eleição na Capital. Ato deve iniciar processo de transição entre gestões em Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
TRANSIÇÃO entre governos RC e Sarto começou oficialmente ontem (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE TRANSIÇÃO entre governos RC e Sarto começou oficialmente ontem

O prefeito eleito de Fortaleza, José Sarto, reunirá hoje na Assembleia Legislativa lideranças dos 17 partidos que o apoiaram na eleição de Fortaleza. O evento, que ocorre às 9h no salão nobre da Presidência do Legislativo, deve marcar o início oficial da transição entre a gestão Roberto Cláudio (PDT) e a de Sarto na Prefeitura Municipal.

Um dia após ser confirmado prefeito eleito da Capital, ainda na segunda-feira, Sarto declarou que a transição começaria a partir de hoje. São esperados ainda tanto a definição dos nomes que irão compor as equipes de Sarto e RC, quanto a edição de decreto do atual prefeito iniciando oficialmente o processo e estabelecendo prazos para os trabalhos.

Segundo a Prefeitura de Fortaleza, secretários municipais indicarão nomes técnicos necessários para o andamento dos trabalhos nos próximos dias. Como RC e Sarto são aliados próximos, sucessão será tranquila. Ainda não há, no entanto, qualquer definição de nomes para a comissão oficial.

São esperadas para o evento de hoje lideranças tanto dos dez partidos que fizeram parte da coligação de José Sarto na eleição, quanto dos sete partidos que apoiaram Sarto no 2º turno. Na noite de ontem, oito secretários da gestão Roberto Cláudio que haviam sido afastados para a eleição voltaram aos cargos na gestão, incluindo Mosiah Torgan (PDT), filho do vice-prefeito Moroni Torgan (DEM).

Até agora, o prefeito eleito ainda não realizou agenda oficial de olho na transição de gestão. Na tarde de ontem, Sarto se reuniu com nove dos dez vereadores eleitos pelo PDT para a Câmara Municipal de Fortaleza. Na ocasião, a bancada declarou união em torno da reeleição de Antônio Henrique (PDT) para o comando da Casa.

A tendência é que todos os 25 parlamentares eleitos pela coligação de José Sarto - quase 60% da composição da Câmara Municipal - apoiem o nome "abençoado" pelo prefeito eleito. A ala da oposição composta pelos 12 vereadores eleitos pela coligação de Capitão Wagner (Pros) deve disputar com o campeão de votos da eleição, Pastor Ronaldo (Republicanos).

Um dos aliados maiores de José Sarto na disputa, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) deu ontem entrevista ao UOL comentando placar apertado na disputa em Fortaleza. Ao jornalista Leonardo Sakamoto, Ciro admitiu ter sido "surpreendido" com o resultado, mas atribuiu parte do acirramento ao que chamou de "ação pesada" de policiais militares integrantes do motim do início do ano na disputa.

"Uma denúncia que nos chega, e isso tem que apurar, é que aquele dispositivo amotinado da Polícia Militar do Ceará entrou muito pesadamente na área das urnas. Muitos depoimentos estão chegando de policiais constrangendo", disse o ex-ministro. Representante da categoria, o deputado Soldado Noelio (Pros) ironizou a fala, citando acusações contra o grupo do PDT e citando que Ciro também culparia a PM por elas.

Podcast analisa perspectivas pós eleição em Fortaleza e Caucaia:

 

O que você achou desse conteúdo?