O Tribunal de Contas Estado (TCE-CE) encontra-se na fase final de elaboração dos relatórios de fiscalização dos 18 municípios em transição de mandatos no Interior do Ceará. As cidades em que os atuais gestores não foram reeleitos ou viram aliados serem derrotados pela oposição são o foco do levantamento.
O TCE-CE informou, por meio de sua assessoria, que "entre os objetivos da Operação Transição Responsável está o de evitar a possível dilapidação do patrimônio e a interrupção dos serviços essenciais prestados à população".
O Tribunal também explica os próximos passos após a divulgação dos dados. "Os relatórios apontarão recomendações e determinações. Após essa etapa, esses levantamentos são distribuídos para análise dos conselheiros, que depois, emitem seus votos durante o julgamento. No processo, as partes podem prestar esclarecimentos".
No dia 3 de dezembro, o TCE concluiu a fase de coleta de dados nos 18 municípios selecionados. Inicialmente, o planejamento apontava que a fase de elaboração dos relatórios de fiscalização deveria ser concluída até a última sexta-feira, 11. Até ontem, 14 de dezembro, os dados ainda não haviam sido divulgados. Sobre o cronograma, a assessoria alega que "são relatórios técnicos e exigem precisão de dados e informações".
Existe a expectativa de que o levantamento possa ser divulgado ainda nesta terça-feira, 15, com os dados das 18 cidades do interior, além do município de Caucaia. (Gabriel Borges)