Logo O POVO+
Posse em Fortaleza será feita de forma parcialmente remota
Politica

Posse em Fortaleza será feita de forma parcialmente remota

Solenidade. Prefeito, vice e vereadores
Edição Impressa
Tipo Notícia

A solenidade de posse dos 43 vereadores, do prefeito eleito, José Sarto (PDT) e do vice-prefeito, Élcio Batista (PSB), será realizada de forma parcialmente remota. A decisão foi tomada ontem em reunião da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), respeitando recomendações sanitárias de combate à Covid-19.

O formato também foi definido após o Decreto Estadual publicado na última sexta-feira, 11, referente às medidas de combate à disseminação do coronavírus no período de fim de ano. No dia 1º de janeiro de 2021, estarão presentes no Plenário Fausto Arruda apenas o vereador que presidirá a sessão e outros dois parlamentares.

De acordo como o novo Regimento da CMFor, o vereador mais idoso dentre os com maior número de mandados é quem deve presidir a sessão solene. No caso, Elpídio Nogueira (PDT), irmão de Sarto.

Ele indicará outros dois vereadores, de partidos diferentes, para secretariar os trabalhos. Os demais parlamentares deverão participar do evento de forma virtual, diretamente de seus gabinetes.

Para a assinatura da ata de posse, cada vereador será convocado, individualmente, ao ambiente para a formalização. O acesso à Casa, incluindo o Plenário e os gabinetes, serão limitados.

O evento também marcará a eleição da Mesa Diretora da CMFor para o biênio 2021-2022.

"Esses cuidados são fundamentais para que a gente garanta a segurança de todos que deverão participar do evento de maneira presencial. Nosso objetivo é respeitar o decreto do Governo do Estado com rigor e responsabilidade. Tenho certeza que, com esse novo formato, estaremos cuidando da saúde das pessoas e, ao mesmo tempo, realizando um rito fundamental para a nossa democracia", aponta Antônio Henrique (PDT), presidente da CMFor. (Maria Eduarda Pessoa/especial para O POVO)

O que você achou desse conteúdo?