Logo O POVO+
Decreto oficializa 12 regionais em Fortaleza
Politica

Decreto oficializa 12 regionais em Fortaleza

Nova divisão
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Foi oficializado ontem no Diário Oficial do Município (DOM), mas com publicação retroativa para 31 de dezembro de 2020, o decreto do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) instituindo a nova territorialização regional de Fortaleza. Entre outras mudanças, o ato amplia de sete para doze o número de regionais da Capital.

Na prática, o decreto extinguiu as atuais sete secretarias regionais de Fortaleza. No lugar delas, ficam criadas 12 "secretarias executivas" subordinadas à Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), pasta que será comandada por João Pupo, advogado e ex-secretário da Conservação e Serviços Públicos na gestão RC, no governo de José Sarto (PDT).

Os doze secretários executivos regionais, no entanto, possuem o mesmo status na hierarquia da Prefeitura de secretários da gestão. Com isso, vereadores indicados pelo prefeito podem tirar licença do Legislativo para assumir qualquer uma das pastas.

O decreto determina ainda uma série de medidas para garantir um período de "transição" entre a antiga estruturação e a nova, incluindo manutenção de estruturas das atuais sete regionais até a conclusão da mudança.

Com a publicação do decreto, aumenta a expectativa entre líderes de partidos aliados sobre a indicação de secretários das pastas, tradicionalmente utilizadas para acomodar aliados da gestão.

 

O que você achou desse conteúdo?