O engenheiro civil Eudoro Santana, pai do governador Camilo Santana (PT), foi nomeado ontem "coordenador especial" da Coordenadoria Especial de Programas Integrados (Copifor) da Prefeitura de Fortaleza. A nomeação ocorre em meio às últimas definições da equipe de governo do prefeito José Sarto (PDT), que deve ter últimos nomes anunciados ainda nesta semana.
Com a nomeação, assinada pelo próprio Sarto e publicada no Diário Oficial do Município de ontem, Eudoro continua na gestão de Fortaleza após oito anos integrando a equipe de Roberto Cláudio (PDT). Na equipe do antecessor, o pai do governador ocupou a presidência do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) desde 2013, anos antes da posse de Camilo.
Órgão estratégico na organização da Prefeitura, o Copifor é encarregado de coordenar e acompanhar a execução de todos os planos, programas, projetos e ações que envolvam mais de uma secretaria da gestão. Para a coordenação-geral do grupo, Sarto nomeou a engenheira Manuela Nogueira, que foi secretária de Infraestrutura no segundo governo Roberto Cláudio.
Eudoro Santana se aproximou do grupo político de Cid e Ciro Gomes (PDT) em 2012, quando participou da elaboração do plano de governo de Roberto Cláudio, função que repetiu no ano passado para a campanha de Sarto. Ele foi substituído no Iplanfor pelo vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista (PSB), "revelado" pelo próprio Eudoro na campanha de 2012.
Além dele, foram confirmados ontem na equipe Juliana Coelho, indicada para a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC); Daniel Aderaldo, na Coordenadoria de Comunicação; e Otávio César Lima, na Central de Licitações da Prefeitura — em função semelhante a que exercia na Assembleia Legislativa durante presidência de Sarto na Casa.
Nomeações ocorrem em meio às últimas definições na equipe de governo. Até agora, Sarto ainda não anunciou quem serão os responsáveis pelas novas 12 regionais de Fortaleza, assim como titulares de pastas que devem ser criadas pela gestão - Primeira Infância, Proteção Animal e Juventude. Entre aliados, aposta é que nomes das regionais saiam hoje ou amanhã.
Neste sentido, o prefeito iniciou agenda de conversas individuais com vereadores eleitos na última eleição da Capital. Na tarde de ontem, o recebido no Paço Municipal foi PPCel. Eleito pelo PSD, o parlamentar visitou Sarto um dia após conversa do prefeito com o líder maior do partido no Ceará, Domingos Filho, que deve indicar um dos nomes em aberto no secretariado.
Nos bastidores, crescem especulações sobre a indicação da vereadora Cláudia Gomes (DEM) para a futura Secretaria de Juventude — hoje coordenadoria especial. O marido dela, o ex-vereador Marcílio Gomes, é secretário executivo de Juventude da gestão Camilo Santana. A indicação abre caminho para posse do suplente Adams Gomes (DEM), filho do deputado Tin Gomes (PDT).
Na agenda administrativa, José Sarto continuou rotina de visitas a projetos da gestão. Pela manhã, visitou obras de um Centro de Educação Infantil no bairro Papicu. Depois, visitou obras do projeto Meu Bairro Empreendedor no Serviluz.