Logo O POVO+
Ao lado de Doria, Camilo lidera em engajamento nas redes sociais
Politica

Ao lado de Doria, Camilo lidera em engajamento nas redes sociais

Reação ao "gripezinha" de Bolsonaro foi post do governador do Ceará com maior interação em um ano. O petista fica em primeiro no Instagram
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Bloco de opositores a Bolsonaro, como o governador Camilo Santana, tem gerado maior engajamento nas redes sociais (Foto: Júlio Caesar)
Foto: Júlio Caesar Bloco de opositores a Bolsonaro, como o governador Camilo Santana, tem gerado maior engajamento nas redes sociais

O governador Camilo Santana (PT) está na parte de cima da tabela como dos mais relevantes do País em matéria de redes sociais. Os dados são referentes a 1º de março de 2020 até a mesma data deste ano. Foram levantados pelo MonitoraBR. No Instagram, o petista lidera. Saiu de 272,6 mil para 934,1 mil, ou seja, deu salto de 661,4 mil.

No recorte que envolve esse aplicativo, o cearense é seguido por outros opositores do presidente Jair Bolsonaro: o governador da Bahia, Rui Costa (PT), e do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). Romeu Zema (Novo-MG) e Helder Barbalho (MDB-PA) formam o top cinco.

Zema guarda alinhamento em relação ao presidente. Barbalho se guia numa linha de mais independência, criticando ações na condução da pandemia, por exemplo.

"Os governadores tornaram-se os porta-vozes das ações do Covid. Medidas restritivas, dados sobre a situação da pandemia e recentemente a distribuição das vacinas fizeram parte das estratégias de comunicação dos governadores, o que atraiu o cidadão", explica ao O POVO Leonardo Alegri, CEo do MonitoraR.

No recorte que mede interações no Facebook, Camilo fica atrás de João Doria (PSDB). No Instagram, lidera. As palavras mais citadas no Facebook: "saúde", "coronavírus", "pandemia", "covid", "leitos". O post que mais rendeu, em um ano, foi no dia 24 de março, ao comentar pronunciamento no qual o Bolsonaro falou em "gripezinha."

O que você achou desse conteúdo?