Logo O POVO+
Lula venceria Bolsonaro em eventual 2º turno, diz pesquisa
Politica

Lula venceria Bolsonaro em eventual 2º turno, diz pesquisa

Em um cenário de 2º turno, de acordo com nova pesquisa da XP/Ipespe, Lula aparece com 42% das intenções de voto, contra 38% de Bolsonaro. Em simulação de 1º turno, há empate técnico
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Lula da Silva/ Bolsonaro (Foto: Sérgio Lima/PODER 360) (Foto: Foto: Sérgio Lima)
Foto: Foto: Sérgio Lima Lula da Silva/ Bolsonaro (Foto: Sérgio Lima/PODER 360)

Nova rodada de pesquisa da XP/Ipespe sobre a disputa presidencial de 2022 mostra que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanecem tecnicamente empatados. No entanto, a simulação demonstra o petista desponta numericamente à frente de Bolsonaro, com 29% das intenções de voto, contra 28% do atual presidente.

No último levantamento realizado pelo instituto, Lula contava com 25% das intenções de voto, contra 27% de Bolsonaro. Ainda segundo a pesquisa, nomes como Sergio Moro (sem partido) e Ciro Gomes (PDT) contam cada um com 9% das intenções de voto.

Em um possível segundo turno, Lula também está numericamente à frente de Bolsonaro, o que lhe garantiria vitória, com 42% das intenções de voto contra 38% de Bolsonaro. Foram realizadas mil entrevistas de abrangência nacional nos dias 29, 30 e 31 de março. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais para o total da amostra.

Ainda ontem, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi (SP), descartou, em entrevista ao O Globo, apoio a uma eventual candidatura de Lula ou de Bolsonaro, e afirmou estar articulando um nome próprio do partido para as eleições de 2022. A decisão se dá, sobretudo, na tentativa de unir setores da legenda que divergem sobre o apoio ao petista e ao presidente.

Rossi falou ainda na possibilidade de apoiar nomes de uma terceira via, como o apresentador Luciano Huck, o governador de São Paulo João Dória (PSDB), e o ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta, caso a sigla não emplaque um candidato próprio. Na análise do dirigente nacional, nomes sem "competitividade à Presidência", como o caso de Henrique Meirelles, candidato pelo MDB em 2018, atrapalham o desempenho do partido nas eleições regionais, ainda que este anseie por apresentar um candidato próprio para o Executivo nacional.

Em relação aos possíveis nomes do partido para o próximo pleito, Rossi afirmou já ter conversado com o ex-presidente Michel Temer, que afastou a possibilidade de entrar na disputa. Ele cita com maior expectativa a senadora Simone Tebet (MS), além dos governadores Renan Filho, de Alagoas, e Ibaneis Rocha, do Distrito Federal.

 

O que você achou desse conteúdo?