Logo O POVO+
Adversários querem que Lula desista de concorrer em 2022; PT descarta
Politica

Adversários querem que Lula desista de concorrer em 2022; PT descarta

| 2022 | Ciro sugere que Lula deixe a disputa presidencial de 2022. Petista lidera numericamente corrida eleitoral, segundo pesquisa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Após recobrar direitos políticos, Lula mexeu com o cenário de 2022 (Foto: MIGUEL SCHINCARIOL / AFP)
Foto: MIGUEL SCHINCARIOL / AFP Após recobrar direitos políticos, Lula mexeu com o cenário de 2022

Adversários políticos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva querem que o petista desista de concorrer à Presidência em 2022 para ceder a vez a algum nome do centro. O PT, todavia, descarta essa possibilidade e, nos bastidores, fala em desespero.

Em entrevista dois dias atrás, o presidenciável Ciro Gomes (PDT) disse que seria um gesto de "generosidade" de Lula deixar a disputa. "A gente devia pedir a ele (Lula) que se compenetrasse e não imitasse o exemplo desastrado do Maduro na Venezuela ou do Evo Morales na Bolívia e olhasse o que a Cristina Kirchner fez na Argentina", comparou o pedetista, que sugeriu então "um passo atrás" ao ex-presidente.

Embora já tenha dito que, entre Lula e Jair Bolsonaro (sem partido), escolheria Lula, "o menos ruim", o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso declarou que uma nova postulação do petista não traria nenhuma novidade.

Você acha que Lula deveria abrir mão de candidatura em prol de algum nome do centro?
Sim
Não
 
Created with Quiz Maker

Deputado federal pelo PT, José Guimarães afirma que "Lula não disse que é candidato ainda", mas "está à disposição". O parlamentar questiona, no entanto, as críticas de PSDB e parte do PDT ao ex-presidente: "Por que essa preocupação toda com Lula? É sinal de que ele é a esperança".

Segundo Guimarães, Lula, que recuperou seus direitos políticos após decisão do Supremo Tribunal Federal no início de março, "sinalizou um caminho; se ele vai ser ou não candidato, o PT vai discutir noutro momento".

O deputado também relata que a legenda está "dialogando com os partidos e, na hora certa, o PT anunciará qual será o seu comportamento na disputa de 2022", possivelmente apenas no ano que vem.

Em seguida, dirige-se indiretamente Ciro: "O FHC, que foi o que no segundo turno não deve nem ter votado no Haddad, é inaceitável isso. Aqueles que não votaram no segundo turno são responsáveis pela eleição de Bolsonaro. Deveriam fazer autocrítica perante o País".

Presidente estadual do PDT e deputado federal, André Figueiredo sai em defesa de Ciro. Para ele, as falas do ex-ministro foram descontextualizadas.

"Na verdade, o que Ciro falou foi dentro de um contexto de demonstração de grandiosidade. Falou que nós precisamos unir todas as forças que se opõem ao bolsonarismo e a esse modelo perverso que está matando centenas de milhares de brasileiros", argumenta Figueiredo.

"Ciro disse claramente: longe de mim querer interferir na vida partidária do PT'", segue o deputado, 'mas acho que todos nós devemos dar uma demonstração de grandiosidade, assim como a Cristina Kirchner fez na Argentina'".

O pedetista nega ainda que as declarações de Ciro tenham sido dadas no sentido de atrair Lula para uma eventual vice em bloco para 2022.

"O que vejo é que, infelizmente, as deturpações aconteceram e estão dizendo que ele disse que Lula deveria abrir para ser vice do Ciro, quando isso não é verdade de maneira nenhuma", completa.

 

O que você achou desse conteúdo?