Logo O POVO+
Discursos que marcaram a sessão na Câmara cinco anos atrás
Politica

Discursos que marcaram a sessão na Câmara cinco anos atrás

Discursos na Câmara
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Sessão do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara, no dia 17 de abril de 2016 (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Sessão do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara, no dia 17 de abril de 2016

Por quase dez horas de um domingo, deputados federais alternaram-se no microfone na sessão da Câmara de 17 de abril de 2016 quando foi aprovada a admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

Naquele dia, a palavra mais citada pelos parlamentares foi “família”. Foram 156 menções, como a do deputado Izalci Lucas (PSDB-DF): “Em respeito à Constituição, em homenagem à minha família e aos meus eleitores, em homenagem ao aniversário da minha cidade — 56 anos da capital da República; em homenagem ao povo brasileiro, voto ‘sim’”.

Depois de família, um dos vocábulos mais recorrentes nos votos dos deputados foi “Deus”: 76 registros nas notas taquigráficas da sessão daquele domingo, que começou no fim da tarde e atravessou a noite.

Nesse ranking, porém, “Deus” aparece logo atrás de “corrupção”, citada 87 vezes, mas à frente de “verdade”, que figurou somente 27 vezes.

“Mãe”, a quem o voto de muitos parlamentares acabou se destinando, assim como tias e avós, foi reproduzida 23 vezes nas falas de deputados e deputadas.

Eleito pelo Piauí, Heráclito Fortes (PSB) discursou a favor do afastamento de Dilma: “Quero deixar aqui o meu abraço à minha mulher Mariana; às minhas filhas Marianinha, Heloísa e Camila; aos meus netos Antônio e João; à minha neta que está por vir, Olímpia; à minha irmã Zélia; e à minha Tia Elzamir, com 96 anos”. Em seguida, o pessebista votou “sim” pela continuação do processo.

Outro deputado que também lembrou da família foi Franklin Lima (PP-MG). “Quero agradecer à minha esposa, à minha filha, que vêm me dando muita força; à minha mãe; à minha tia Eurides, que cuidou de mim quando pequeno; à minha tia Geo, que me ensinou a educação”, elencou, para depois votar contra Dilma.

O que você achou desse conteúdo?