Logo O POVO+
Eduardo Cunha lança livro sobre bastidores do impeachment de Dilma
Politica

Eduardo Cunha lança livro sobre bastidores do impeachment de Dilma

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Sessão do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara, no dia 17 de abril de 2016 (Foto: Antônio Augusto/Câmara do Deputados)
Foto: Antônio Augusto/Câmara do Deputados Sessão do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara, no dia 17 de abril de 2016

Ex-presidente da Câmara, ex-deputado federal, ex-todo-poderoso do Congresso, Eduardo Cosentino Cunha, 62 anos, passou os últimos meses dedicado a um projeto: revisitar o processo de afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), capitaneado por ele, e transformá-lo em livro.

O resultado é “Tchau, querida – o diário do impeachment” (editora Matrix). Com 808 páginas, a obra, que tem lançamento hoje, exatamente cinco anos depois da sessão que aprovou a admissibilidade do afastamento da mandatária, promete bastidores e novas informações sobre a derrocada da petista.

Cunha é didático no seu propósito: “Levar ao leitor todos os fatos que ocorreram para que se chegasse a esse resultado, com informações inéditas, relatadas em ordem cronológica, e análise das condições históricas que culminaram nesse processo de impeachment”.

 

Para tanto, ele promete, “o relato será fiel aos fatos, descrevendo o papel de cada um nessa trajetória”. E, como a obra se trata de um grande “exposed” político, Cunha, que está preso em regime domiciliar, começa por Michel Temer, colega de partido e ex-amigo.

“Apresento a participação do então vice-presidente Michel Temer”, escreve Cunha, auxiliado pela filha Danielle Cunha, “com detalhes minuciosos e nunca antes revelados”.

O tom apimentado ganha importância pelo que o ex-deputado anuncia: “Demonstrar que o principal beneficiário desse processo (Temer) foi, sim, seu militante mais atuante e importante. Sem a atuação dele, não teria havido o afastamento de Dilma”.

Dividido em 45 capítulos, o último dos quais intitulado “Propostas para soluções dos conflitos políticos”, Cunha, considerado pelos que temiam a Lava Jato como um homem-bomba, distribui culpas e responsabilidades pelo impeachment, das quais convenientemente reserva muito pouco para si mesmo.

Mesmo longe do poder, o emedebista não perde uma de suas grandes características: o deboche. Sobre o título do livro, por exemplo, diz que foi escolhido não para tripudiar de Dilma, mas “para chamar a atenção de que houve, sim, um ato ilegal de um juiz que, hoje se sabe, foi líder de uma organização política”, referindo-se a Sergio Moro.

Noutro momento, volta a artilharia de novo para Temer e graceja com um livro recém-publicado por ele, chamado “A escolha”, uma obra feita, segundo Cunha, “para presentear amigos e para que coloquem na mesa de suas salas de visitas”. Será esse também o destino de “Tchau, querida”?

O que você achou desse conteúdo?