Logo O POVO+
Presidenciáveis criticam discurso de Bolsonaro na Cúpula do Clima
Politica

Presidenciáveis criticam discurso de Bolsonaro na Cúpula do Clima

Repercussão.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
WASHINGTON, DC - 22 DE ABRIL: Os líderes mundiais são vistos remotamente em uma tela enquanto o presidente dos EUA Joe Biden faz comentários durante uma Cúpula de Líderes virtuais sobre o Clima com 40 líderes mundiais na Sala Leste da Casa Branca em 22 de abril de 2021 em Washington, DC. O presidente Biden se comprometeu a reduzir as emissões de gases de efeito estufa pela metade até 2030. Al Drago-Pool / Getty Images / AFP (Foto por POOL / GETTY IMAGES AMÉRICA DO NORTE / Getty Images via AFP) (Foto: Al Drago/AFP)
Foto: Al Drago/AFP WASHINGTON, DC - 22 DE ABRIL: Os líderes mundiais são vistos remotamente em uma tela enquanto o presidente dos EUA Joe Biden faz comentários durante uma Cúpula de Líderes virtuais sobre o Clima com 40 líderes mundiais na Sala Leste da Casa Branca em 22 de abril de 2021 em Washington, DC. O presidente Biden se comprometeu a reduzir as emissões de gases de efeito estufa pela metade até 2030. Al Drago-Pool / Getty Images / AFP (Foto por POOL / GETTY IMAGES AMÉRICA DO NORTE / Getty Images via AFP)

O ex-presidente Lula (PT) foi às redes sociais para, primeiramente, elogiar o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pela iniciativa de reunir líderes mundiais e de colocar o país novamente dentro do Acordo de Paris. Na sequência, o petista criticou a administração de Jair Bolsonaro (sem partido) na área.

Lula deu destaque a dados divulgados pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia, que aponta elevação recorde no desmatamento, de 216% na comparação com março de 2020.

"É o resultado de uma política de destruição que envergonha os brasileiros e ameaça o planeta; um legado trágico que haveremos de superar pela via da democracia", afirmou o líder petista, já fazendo menção ao 2022 de eleições presidenciais.

Ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede) avaliou que foi "vergonhoso" o discurso do presidente no ponto em que passou "quase metade de sua fala pedindo ao mundo dinheiro por conquistas ambientais anteriores".

"Enquanto os demais países apresentam metas ousadas, o governo mira o retrovisor na Cúpula do Clima", escreveu a política ambientalista.

Sem citar especificamente Bolsonaro, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) compartilhou vídeo e escreveu que "o Brasil tem na Amazônia e em outras partes de seu território o maior tesouro de biodiversidade e água doce do planeta."

Ligada a Bolsonaro, Carla Zambelli (PSL-SP) reforçou o pedido do presidente por colaboração internacional. Ela definiu a fala do amigo como "excelente". (Carlos Holanda)

O que você achou desse conteúdo?