Logo O POVO+
EUA vão doar 60 milhões de doses da AstraZeneca nos próximos meses
Politica

EUA vão doar 60 milhões de doses da AstraZeneca nos próximos meses

Medida supera ação do governo Biden no mês passado para compartilhar cerca de 4 milhões de doses da vacina com o México e o Canadá. Destino das doses inda não foi definido
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A vacina contra Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca.  (Foto: JOEL SAGET / AFP)
Foto: JOEL SAGET / AFP A vacina contra Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca.

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, confirmou nesta segunda-feira, 26, que os Estados Unidos doarão a outros países todo o estoque de vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca. "Não precisaremos usar esta vacina nos próximos meses", disse a assessora durante uma coletiva de imprensa.

Psaki lembrou que o imunizante da AstraZenenca ainda não tem autorização para o uso emergencial nos EUA, como as vacinas da Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson. De acordo com a porta-voz, entretanto, o envio das vacinas não é imediato.

Ela estimou que em torno de 10 milhões de doses poderão estar disponíveis entre maio e junho. Os EUA doarão, no total, 60 milhões de unidades do imunizante da AstraZeneca.

A medida supera a ação do governo Joe Biden no mês passado para compartilhar cerca de quatro milhões de doses da vacina com o México e o Canadá. A vacina AstraZeneca é amplamente utilizada em todo o mundo, inclusive no Brasil, mas ainda não foi autorizada pela agência reguladora norte-americana (FDA, na sigla em inglês).

"Dado o forte portfólio de vacinas que os Estados Unidos já possuem e que foram autorizadas pelo FDA, e dado que a vacina AstraZeneca não está autorizada para uso nos Estados Unidos, não precisamos usar a vacina AstraZeneca aqui durante os próximos meses", disse o coordenador da Covid da Casa Branca, Jeff Zients. "Portanto, os Estados Unidos estão procurando opções para compartilhar as doses do AstraZeneca com outros países à medida que forem disponibilizadas", declarou Zients.

 

 

O que você achou desse conteúdo?