Logo O POVO+
Deputados articulam criação da CPI do Tratoraço
Politica

Deputados articulam criação da CPI do Tratoraço

Câmara. Orçamento secreto
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
SÃO NECESSÁRIAS 171 assinaturas para que CPI avance (Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados)
Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados SÃO NECESSÁRIAS 171 assinaturas para que CPI avance

O esquema montado pelo governo Bolsonaro para conquistar apoio por meio de um orçamento secreto de R$ 3 bilhões não apenas será alvo de investigação no Ministério Público e no Tribunal de Contas da União (TCU), como parlamentares já falam até mesmo na criação da "CPI do Tratoraço".

Nessa segunda-feira, 10, o deputado Ivan Valente (Psol-SP) iniciou a coleta de assinaturas para pedir ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a abertura de uma CPI com o objetivo de investigar o direcionamento. Para entregar o requerimento de CPI a Lira, Valente precisa da assinatura de 171 deputados.

O "Estadão" revelou que o presidente Jair Bolsonaro entregou para um grupo de deputados e senadores o direito de impor onde seriam aplicados bilhões de reais, provenientes de uma nova modalidade de emendas, chamada RP9.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Documentos aos quais o jornal teve acesso comprovam que congressistas usurparam funções do Executivo. Pelo acordo, deputados e senadores demandaram a compra de tratores e outras máquinas agrícolas, indicando até mesmo preços que chegaram a até 259% acima dos valores de referência fixados pelo próprio governo.

Bolsonaro chegou a vetar a tentativa do Congresso de definir a aplicação dos recursos das emendas RP-9. O presidente considerou que isso contrariava o "interesse público" e estimulava o "personalismo".

Um conjunto de 101 ofícios aos quais o Estadão teve acesso mostra, porém, que Bolsonaro ignorou o seu próprio ato e entregou nas mãos de sua base de apoio o destino de R$ 3 bilhões. Aquele veto, porém, nunca foi derrubado.

 

O que você achou desse conteúdo?