Logo O POVO+
Tática do PT Ceará terá reeleição de Lula como centro, diz Guilherme
Politica

Tática do PT Ceará terá reeleição de Lula como centro, diz Guilherme

Presidente do PT de Fortaleza afirma que Ciro Gomes se descredencia como líder do campo progressista à medida em que se reporta a Lula com agressividade
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
GUILHERME Sampaio enfatiza que PT vai priorizar candidaturas femininas e de representantes de movimentos sociais (Foto: AURELIO ALVES)
Foto: AURELIO ALVES GUILHERME Sampaio enfatiza que PT vai priorizar candidaturas femininas e de representantes de movimentos sociais

Será em torno da prioridade de fazer Luiz Inácio Lula da Silva (PT) novamente presidente da República que se desencadeará a tática eleitoral do PT no Ceará, em 2022. Quem diz é o vereador de Fortaleza e presidente da sigla na Capital, Guilherme Sampaio, cuja ação política é de oposição ao pedetismo local, representado pelo prefeito José Sarto.  

Tendo essa ideia como ponto de partida, segundo Sampaio, começam a se desenhar os diferentes movimentos. No Ceará, o plano a ser executado será objeto de debate entre o ex-presidente, o governador Camilo Santana (PT) e as instâncias nacional e estadual petistas. E também com os pedetistas, adiciona.

"O presidente Lula tem exercitado um amplo diálogo e, lamentavelmente, no caso do ex-ministro Ciro Gomes, as suas declarações públicas têm sido agressivas, infelizes e até denotam um certo desespero na sua condução como eterno pré-candidato a presidente", critica Guilherme, para quem Ciro se "descredenciou" para liderar o "diálogo que se impõe ao País".

Há um esforço de ambos os lados para que o clima local de união não vá pelos ares com o acirramento nacional, sobretudo com o crescente contraponto de Ciro a Lula.

O pedetista investe contra o que chama de "lulopetismo corrompido", palavras que já viraram jargão em seu discurso, por entender que pode fazer um segundo turno com o líder do PT, eliminando, já na primeira fase, o ultradireitista Jair Bolsonaro. Se levado ao extremo, é um fator que pode dificultar as negociações locais. 

Para Guilherme, esse processo de tratativas "até quando é fácil é complexo. Há várias etapas a cumprir daqui até lá."


O que você achou desse conteúdo?