Logo O POVO+
Cenário sem Huck, Amoêdo e Moro pode beneficiar Ciro
Politica

Cenário sem Huck, Amoêdo e Moro pode beneficiar Ciro

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Jair Bolsonaro e Ciro Gomes tiveram destaque negativo na última semana em meio à corrida das eleições.  Imagem de debate em 2018 (Foto: reprodução de TV)
Foto: reprodução de TV Jair Bolsonaro e Ciro Gomes tiveram destaque negativo na última semana em meio à corrida das eleições. Imagem de debate em 2018

Pré-candidato do PDT, Ciro Gomes pode se beneficiar com a saída de cena do apresentador Luciano Huck e do ex-presidenciável do Novo, João Amoêdo.

Sem eles, o campo da centro-direita se desanuvia, e o pedetista avança nas tentativas de atrair partidos como DEM, PV e outros para o seu raio de influência.

Pesquisadora e professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Monalisa Torres avalia que "Ciro está de olho nesse eleitor" e que traça "uma estratégia para se colocar como alternativa para aqueles que são anti-petistas e antibolsonaristas".

"Ele já percebeu", aponta, "que não tem chance no campo da esquerda, que está ocupado por Lula".

Torres acredita que Ciro já fez a "mudança de chave" no seu discurso político para "tentar capturar esse campo da direita".

Como todos os potenciais postulantes a presidente, de Henrique Mandetta a João Doria, estão quase no mesmo patamar de votos, "Ciro está tentando demonstrar força", mas, "enquanto nenhuma alternativa avançar nos dois dígitos, vai ficar difícil compor candidatura única que represente esse bloco de eleitores que não querem Lula nem Bolsonaro".

Além de Ciro, outro nome que busca se firmar como alternativa para furar o páreo entre Lula e Bolsonaro é o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

Cientista política da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Carolina Botelho menciona outro fator do qual políticos com mais experiência podem tirar proveito.

"A eleição de 2022 não é mais uma eleição para os outsiders. O eleitorado quer gente profissional para reconstruir o país", antecipa.

Botelho, contudo, se mostra cética em relação à viabilidade de uma terceira via. "O centrão vai ficar de olho nas pesquisas eleitorais para saber como vai se posicionar, mas essa 3ª via, se nada mudar, mostrou-se perdida e sem base para se construir", conclui.

O que você achou desse conteúdo?