Logo O POVO+
Rosa Weber cobra CPI sobre quebra de sigilo de sócio de fabricante da ivermectina
Politica

Rosa Weber cobra CPI sobre quebra de sigilo de sócio de fabricante da ivermectina

Ivermectina. José Alves Filho
Edição Impressa
Tipo Notícia

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), cobrou mais uma vez que a CPI da Covid se manifeste sobre o pedido de quebra dos sigilos fiscal e bancário do empresário José Alves Filho. Alvo do grupo, ele é sócio da Vitamedic, empresa responsável pela produção de ivermectina - um dos remédios do chamado "tratamento precoce".

Enviado na última quinta-feira, 1º, este foi o segundo ofício de Rosa Weber para o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), sobre o tema. Ela já havia enviado comunicação semelhante em 22 de junho, mas desta vez reforçou a mensagem como "urgente", com prazo de resposta de 48 horas.

O pedido de quebra de sigilos do empresário foi apresentado pelo vice-presidente da comissão, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e aprovado pela CPI em 16 de junho.

A medida segue uma das linhas de apuração do grupo, que apura possível favorecimento de empresas e laboratórios pela defesa do tratamento precoce encampada pelo governo Jair Bolsonaro e associações médicas diversas.

A defesa de José Alves Filho, no entanto, tenta impedir a divulgação dos documentos em ação no STF. Segundo mandado de segurança protocolado na Corte, a medida não foi corretamente fundamentada pelos senadores e viola direitos do empresário.

Rosa Weber, no entanto, pede que a CPI da Covid se manifeste no processo antes de tomar qualquer decisão no caso. Outra tentativa de barrar decisão semelhante, protocolada pela Precisa Medicamentos, já foi rejeitada pela ministra. A empresa é acusada de envolvimento em suposta fraude na compra da vacina indiana Covaxin pelo Governo Federal. (Agência Estado)

 

O que você achou desse conteúdo?