Logo O POVO+
Disputa em Missão Velha foi marcada por hostilidade e reforço policial
Politica

Disputa em Missão Velha foi marcada por hostilidade e reforço policial

Missão Velha. Tensão eleitoral
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Missão Velha, Ce, BR 01.08.21- Eleição para prefeitura de Missão Velha (Fotos Fabio Lima/O POVO) (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Missão Velha, Ce, BR 01.08.21- Eleição para prefeitura de Missão Velha (Fotos Fabio Lima/O POVO)

Mesmo com ausência de registros oficiais de ocorrências, a eleição de ontem em Missão Velha ficou marcada por policiamento reforçado e clima de hostilidade entre apoiadores de candidaturas adversárias.

No Centro do município, equipe do O POVO presenciou pelo menos dois princípios de confusão entre militantes de Dr. Lorim (PDT) e Fitinha (PT). Em ambos os casos, no entanto, equipes da Polícia Militar foram acionadas e as aglomerações foram dispersadas.

Em uma das ocorrências, apoiadores do candidato pedetista acusaram duas mulheres de estarem comprando votos a poucos metros do Centro Administrativo Pedro Rocha, um dos principais colégios de votação de Missão Velha. A PM chegou a verificar a bolsa da eleitora, que, diante da falta de provas, foi liberada na sequência.

Em outro caso, duas mulheres chegaram a trocar xingamentos e agressões físicas próximo de um dos locais de votação. A confusão ocorreu depois que uma fez provocações e acusações contra um dos candidatos da disputa. Mais uma vez, a PM foi acionada e apartou as eleitoras. Ninguém foi detido nem registrou Boletim de Ocorrência.

Missão Velha, Ce, BR 01.08.21- Eleição para prefeitura de Missão Velha (Fotos Fabio Lima/O POVO)(Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Missão Velha, Ce, BR 01.08.21- Eleição para prefeitura de Missão Velha (Fotos Fabio Lima/O POVO)

Além dos casos concretos, clima de acirramento se manteve durante a execução do pleito. No decorrer do dia, era comum a troca de provocações entre simpatizantes de candidaturas adversárias. Mesmo com a decretação de lei seca no município, a equipe do O POVO também flagrou diversas pessoas compartilhando e consumindo bebidas alcoólicas.

No município, o acirramento se dá sobretudo pelo envolvimento de grupos expressivos da política cearense e nacional na disputa. Na eleição deste domingo, estiveram no município o líder maior do PSD no Ceará, Domingos Filho, em apoio a Lorim, e os deputados José Guimarães (PT) e Guilherme Landim (PDT), do lado de Fitinha.

Localizada em zona central para a política do Cariri, Missão Velha fica a poucos quilômetros de Juazeiro do Norte e de Brejo Santo, municípios de forte tradição eleitoral na região. (Carlos Mazza/enviado à Missão Velha)

 

O que você achou desse conteúdo?