Logo O POVO+
Lula já está no Nordeste e chega ao Ceará na sexta
Politica

Lula já está no Nordeste e chega ao Ceará na sexta

Petista cumpre agenda de 11 dias em seis estados da Região; objetivo é reforçar o diálogo com lideranças locais visando apoio e alianças
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
LULA se reuniu ontem com petistas pernambucanos (Foto: Ricardo Stuckert)
Foto: Ricardo Stuckert LULA se reuniu ontem com petistas pernambucanos

A pouco mais de um ano da eleição presidencial de 2022 o Nordeste já está na pauta dos dois principais candidatos segundo as pesquisas eleitorais. Após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) visitar o Ceará na última sexta-feira, 13, o ex-presidente Lula (PT) iniciou uma jornada de 11 dias por seis estados da Região. Pernambuco, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia estão na agenda do petista que segue até o dia 26.

O Ceará será o quarto Estado pelo qual Lula passará; com previsão de chegada na próxima sexta-feira, 20. Ontem, ele desembarcou em Pernambuco, seu estado natal, onde permanece nesta segunda-feira, 16. No Ceará, o petista deve cumprir agenda com lideranças locais como o governador Camilo Santana (PT) e outros correligionários.

Além da cúpula petista, há previsão de encontro com lideranças de outros partidos. A lista completa deve ser divulgada nesta semana, mas o O POVO apurou que o ex-presidente deve encontrar-se com representantes de partidos como Psol, PCdoB e MDB, este último capitaneado pelo ex-senador Eunício Oliveira. Líder do MDB cearense, Eunício esteve com Lula em Brasília neste ano e é cotado para disputar as eleições em 2022, embora ainda sem posição definida.

Será a primeira viagem de Lula aos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte após os 580 dias de prisão em Curitiba. O ex-presidente, que readquiriu direitos políticos neste ano, deve se reunir ainda com representantes de movimentos populares e sindicais; Os eventos são mantidos sob sigilo para evitar aglomerações e não há previsão de ato público.

No Ceará, Lula terá, talvez, o maior desafio para a construção de um palanque local. Isso porque Camilo, cotado para concorrer ao Senado, deve apoiar o nome do PDT para o governo estadual. Parte do grupo político de Ciro Gomes (PDT), o governador e o ex-presidente tentarão costurar a relação enquanto Ciro aumenta o tom das críticas a Lula. Ala petista que conta com nomes como os deputados federais Luizianne Lins e José Airton Cirilo defendem candidatura própria ao governo para ampliar o palanque de Lula.

Um dos articuladores da visita, o deputado federal José Guimarães (PT-CE), informou que a agenda temática ainda está em definição, mas apontou "objetivos" da passagem. "O primeiro é revisitar o legado dele como presidente no Nordeste. Até porque é uma das regiões que mais recebeu investimentos no governo do PT", destacou, sugerindo ainda que a intenção de Lula é discutir temas nacionais com as lideranças estaduais.

"A começar por aquilo que ele (Lula) pensa sobre desenvolvimento regional, Bolsa Família, vacina, fome e desemprego. Hoje somos uma das regiões mais afetadas pelo descaso do governo Bolsonaro", pontuou. Apesar de apontar que a visita "não é uma agenda eleitoral", o parlamentar reconhece a relevância do momento para formalizar alianças nacionais.

Segundo maior colégio eleitoral do País, considerando apenas regiões, o Nordeste é uma das principais vias eleitorais entre os que disputam o Palácio do Planalto. No passado recente, a Região foi decisiva em vitórias de governos petistas. Atualmente, quatro dos seis estados que Lula visitará são governados pelo PT (CE, BA, PI e RN).

Maranhão e Pernambuco são geridos por políticos do PSB, legenda que é um dos principais 'alvos' da articulação. No itinerário estão reuniões com os governadores Flávio Dino (MA) e Paulo Câmara (PE). Parte do PSB defende apoio a Lula, enquanto outra ala mantém aproximação com o ex-ministro e também presidenciável Ciro Gomes (PDT).

O presidente do PT em Fortaleza, o deputado estadual Guilherme Sampaio, informou que a agenda de Lula "não envolverá uma circulação por municípios ou grandes eventos", mas reconheceu que está ligada às intenções da legenda para a disputa presidencial de 2022. "Lula vem cumprir a tarefa política a que se propôs, de dialogar e compor uma Frente capaz de derrotar o Bolsonarismo e retomar um projeto popular e democrático", ressaltou.

O parlamentar confirmou a previsão do encontro de Lula com Camilo e a intenção do líder petista em reunir-se com “partidos progressistas”, com a finalidade de “mobilizar a sociedade em defesa da democracia e em torno de um projeto governamental”. Sem citar quais legendas estão no roteiro, Sampaio disse que o itinerário “ainda está sendo fechado”.

Lula no Nordeste

Dias 15 e 16 - Desembarca, à tarde, em Pernambuco e cumpre agenda com o governador Paulo Câmara (PSB), outras lideranças locais e com movimentos sociais do estado.


Dias: 17 e 18 - Ex-presidente estará em Teresina para se encontrar com lideranças do Piauí, dentre elas o governador Wellington Dias (PT)


Dias 18 e 19 e 20 - Lula estará no Maranhão e deve se encontrar com o governador Flávio Dino (PSB) e outras lideranças e movimentos locais.


Dias 20, 21, 22 e 23 - Lula chega em Fortaleza na sexta-feira , 20, (à noite), e cumpre agenda no fim de semana e na segunda-feira. Deve reunir-se com o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e lideranças de outros partidos.


Dia 24 - Lula estará no Rio Grande do Norte onde deve ser recebido pela governadora Fátima Bezerra (PT) e encontrar-se com lideranças locais.


Dias 25 e 26 - O ex-presidente desembarca em Salvador, na Bahia, onde deve se encontrar com o governador Rui Costa (PT) e encerrar a passagem pelo Nordeste.

 

O que você achou desse conteúdo?