Logo O POVO+
De volta a Fortaleza, Roberto Cláudio retoma agenda de articulações
Politica

De volta a Fortaleza, Roberto Cláudio retoma agenda de articulações

| Eleições | Ex-prefeito cumpriu temporada de estudos em São Paulo. Chegada de RC foi antecedida por elogios de Cid Gomes e declaração de Lupi tratando-o como principal cotado para o Governo em 2022
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Ex-prefeito e nome mais cotado dentro do PDT para concorrer ao Governo do Estado em 2022, Roberto Cláudio voltou para Fortaleza nesse fim de semana. O pedetista fixa residência novamente na capital cearense depois de temporada de estudos em São Paulo.

Na cidade, RC retoma agenda de articulações e de conversas preparatórias para 2022. O ex-gestor é apontado como principal quadro da legenda para representá-la na sucessão do governador Camilo Santana (PT).

A chegada de RC foi antecedida por declarações do senador Cid Gomes, que, entrevista à jornalista Kézya Diniz, da Rádio FM Assembleia, disse no início da semana que o ex-prefeito é a alternativa "mais popular" e a que "aparece com mais chances nas pesquisas eleitorais" já realizadas a pedido da sigla.

Ao O POVO, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, afirmou também que RC é o nome "mais natural" para postular o Governo do Estado no ano que vem, seja em aliança com o PT, seja em outra composição.

Nesse retorno a Fortaleza após período curto fora do Ceará, RC deve participar mais ativamente das tratativas que o PDT vem costurando para o acerto de alianças e de chapas nas próximas eleições, trabalho conduzido principalmente por Cid.

Além dessas articulações, o ex-prefeito também começa a se mostrar publicamente de maneira mais sistemática, intensificando debates como o da próxima quarta-feira, 1º de setembro.

Nesse dia, RC discute o tema do desenvolvimento sustentável com Sergio Leitão, a partir das 19 horas. O evento tem transmissão virtual pelos canais do pedetista.

Caso o ex-chefe do Executivo municipal se confirme como pré-candidato ao Abolição, o pleito de 2022 pode reservar uma disputa semelhante à de 2016. Naquele ano, Roberto Cláudio, na corrida pela reeleição, enfrentou e venceu Capitão Wagner, então no PR, por 53,57% a 46,43% dos votos no segundo turno.

Wagner já sinalizou que é pré-candidato ao Governo na briga que se avizinha, agora pelo Pros, reforçando a possibilidade de reedição das eleições de cinco anos atrás.

Tanto a escolha do deputado federal quanto a do ex-prefeito, porém, ainda devem ser ratificadas em encontros partidários internos e com seus respectivos aliados.

As últimas eleições nas quais RC concorreu foram as de 2016. Já Wagner foi o deputado federal mais votado em 2018 e, dois anos depois, encarou José Sarto (PDT) no segundo turno em Fortaleza. O pedetista foi vitorioso por margem estreita: 51,69% contra 48,31%.

O que você achou desse conteúdo?