Logo O POVO+
Datena é convidado a se filiar ao PDT, que o cogita como vice de Ciro
Politica

Datena é convidado a se filiar ao PDT, que o cogita como vice de Ciro

Datena é filiado ao PSL desde julho, mas afirmou que convite "não é inviável"
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
José Luiz Datena (Foto: Band/Divulgação)
Foto: Band/Divulgação José Luiz Datena

José Luiz Datena, pré-candidato à Presidência pelo PSL, recebeu convite para se filiar ao PDT. A sigla avalia até mesmo a possibilidade do apresentador ser opção para vice na chapa encabeçada por Ciro Gomes.

A conversa entre o presidente do partido, Carlos Lupi, e Datena ocorreu na última segunda-feira, 13, quando também foram debatidas as possibilidades de lançar o jornalista como governador ou senador por São Paulo. Em declaração à Folha de S.Paulo, Datena afirmou que a decisão sobre o cargo ao qual se candidatará vai depender das pesquisas eleitorais.

"Senti que ele gostou da ideia", avaliou Lupi sobre a proposta feita. Segundo o pedetista, apesar de Datena ter se filiado há pouco tempo no PSL, o apresentador disse estar insatisfeito com o partido devido a problemas internos e não quer permanecer na legenda.

O apresentador de TV se filiou ao PSL em julho deste ano. No entanto, o partido está em processo de fusão com o DEM, grupo que vem estudando o nome do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta como pré-candidato.

Em razão desta movimentação do PSL, Datena afirmou que está ouvindo outros políticos. "Duvido que o PSL não esteja conversando com outros candidatos e também não sei o que vai resultar dessa fusão do DEM. Então, estou ouvindo as pessoas, e o Ciro é um cara de quem gosto muito", disse Datena.

O jornalista também comentou sua preferência pelo pedetista, em detrimento de Mandetta, afirmando que o convite do PDT “não é inviável”. "Tenho muita afinidade com o Ciro, e ele é um cara que eu respeito e gosto muito. Essa aproximação tem suas diferenças, mas é ideologicamente parecida. Respeito o Mandetta, mas o Ciro para mim é melhor que ele”, reforçou à Folha de S.Paulo.

Lupi conta que Ciro tem uma boa relação com o apresentador e eles já tinham tido conversas informais sobre o tema. Diante do convite oficial, o presidente do PDT disse que Datena "está para decidir", mas nenhum dos dois estabeleceu um prazo para a resposta.

Ciro é sondado como o possível candidato a representar a terceira via para o pleito de 2022, frente que faz forte oposição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Sobre um possível impacto negativo de posicionamentos já feitos a favor de medidas do chefe do Executivo e de entrevistas concedidas, Lupi avalia que isso não é uma preocupação. "Ele é jornalista, entrevista todo mundo", comenta. "Faz parte do jornalismo".

O convite do PDT ao apresentador da Band tem o propósito de associar a candidatura de Ciro a um nome popular. Para Lupi, Datena "tem prestígio popular no maior estado da federação, São Paulo”, além de ser “um nome conhecido nacionalmente”, comentou o presidente do partido sobre convite feito ao jornalista.

Ciro Gomes está indo para sua quarta disputa presidencial. Na última pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira, 17, o cearense apareceu em terceiro lugar, com 9% das intenções de voto, atrás do ex-presidente Lula (44%) e de Jair Bolsonaro (26%). (com Agência Estado)

O que você achou desse conteúdo?