Logo O POVO+
CPI vai criar observatório depois do relatório
Politica

CPI vai criar observatório depois do relatório

Futuro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Brasilia em 22 de setembro de 2021, Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPIPANDEMIA) realiza oitiva do diretor-executivo da operadora de saúde Prevent Senior. O objetivo é investigar a empresa sobre uma possível pressão para que os médicos conveniados à operadora prescrevessem medicamentos do chamado tratamento precoce para a covid-19, sem eficácia e segurança comprovadas.

Mesa:
diretor-executivo da operadora de saúde Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior;
presidente eventual da CPIPANDEMIA, senadora Soraya Thronicke (PSL-MS);
relator da CPIPANDEMIA, senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Em pronunciamento, à bancada, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Foto: Pedro França/Agência Senado (Foto: Pedro França/Agência Senado)
Foto: Pedro França/Agência Senado Brasilia em 22 de setembro de 2021, Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPIPANDEMIA) realiza oitiva do diretor-executivo da operadora de saúde Prevent Senior. O objetivo é investigar a empresa sobre uma possível pressão para que os médicos conveniados à operadora prescrevessem medicamentos do chamado tratamento precoce para a covid-19, sem eficácia e segurança comprovadas. Mesa: diretor-executivo da operadora de saúde Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior; presidente eventual da CPIPANDEMIA, senadora Soraya Thronicke (PSL-MS); relator da CPIPANDEMIA, senador Renan Calheiros (MDB-AL). Em pronunciamento, à bancada, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Foto: Pedro França/Agência Senado

A CPI da Covid ainda não se encerrou, mas já está antevendo os próximos passos. Um deles prevê a criação de um grupo para acompanhar os desdobramentos do relatório do senador Renan Calheiros (MDB-AL), a ser apresentado na próxima quarta, 20. A intenção é instituir um grupo que possa, por exemplo, fiscalizar o trâmite dos pedidos de indiciamento, feitos à Procuradoria-Geral da República (PGR).

Renan já antecipou que deve pedir o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro, do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e outros auxiliares do governo. É o caso, por exemplo, do ex-ministro Eduardo Pazuello, que deve ser responsabilizado no documento, que tem leitura marcada para o dia 19. Até agora, pelo menos 37 pessoas são alvo de investigação da CPI. Entre eles, estão a secretária Mayra Pinheiro, a médica Nise Hitomi Yamaguchi, o deputado Ricardo Barros (PP-PR), o ex-secretário Fábio Wajngarten, o empresário Otavio Fakhoury e o ex-chanceler Ernesto Araújo.

Nem todos os investigados, porém, devem necessariamente virar alvo de pedido indiciamento pelo relator da CPI. (HA)

 

O que você achou desse conteúdo?