Logo O POVO+
Bolsonaro se filia na terça ao PL, que retira apoio a Garcia em SP
Politica

Bolsonaro se filia na terça ao PL, que retira apoio a Garcia em SP

| Eleições 2022 | Partido de Valdemar Costa Neto confirma ingresso do presidente na próxima terça
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PRESIDENTE pressionou o PL para que 
não apoie o PSDB em São Paulo (Foto: Alan Santos/Presidência da República)
Foto: Alan Santos/Presidência da República PRESIDENTE pressionou o PL para que não apoie o PSDB em São Paulo

A filiação do presidente Jair Bolsonaro ao Partido Liberal (PL) será oficializada na manhã da próxima terça-feira, 30. A informação foi confirmada em nota oficial divulgada pela sigla presidida por Valdemar Costa Neto.

A entrada do presidente em um dos principais partidos do Centrão ocorrerá com pompa, em ato no Complexo Brasil 21, centro de eventos e convenções em Brasília. A data foi definida em encontro nessa terça-feira, 23, entre Bolsonaro e Costa Neto.

A reunião não constou na agenda oficial do presidente. Mais cedo, em entrevista à Rádio Correio, da Paraíba, Bolsonaro havia dito que a filiação estava "praticamente certa".

Na entrevista, Bolsonaro admitiu que o principal entrave para sua filiação era a aliança do PL com o PSDB em São Paulo. "(Costa Neto) tem compromisso com o vice-governador e tinha que acertar uma maneira de resolver", disse ele numa referência a Rodrigo Garcia, pré-candidato do PSDB ao Bandeirantes.

O PL integra a base do governador João Doria e se comprometeu a apoiar Garcia na disputa pela sua sucessão, em 2022. Agora, a cúpula do partido promete abandonar a aliança para abrigar Bolsonaro. O plano do presidente é lançar o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, ao governo paulista.

Durante a entrevista, Bolsonaro minimizou as pré-candidaturas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Sergio Moro (Podemos) ao Palácio do Planalto. "Não estou preocupado com isso. O povo que escolha o melhor", afirmou. "A grande maioria da população não quer a volta do Lula. A gente vai para debate? Vai. Debato com Lula sem problema nenhum."

O presidente voltou a criticar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de desmonetizar canais que divulgam fake news na internet. Segundo ele, a decisão que atinge sites bolsonaristas é "censura". "Esse tipo de censura não existia no período militar. O que não era permitido, muitas vezes, era uma matéria ser publicada. Daí o pessoal botava lá uma receita de bolo, um espaço em branco."

Bolsonaro tentou justificar a censura durante a ditadura. "Aí você vai naquela matéria que foi censurada. Censurada por quê? Não tinha razão de ser; era porque davam recados, naquela época, para seus comparsas aqui."

 

Adiamento

Antes agendada para o dia 22/11, a filiação de Bolsonaro ao PL foi adiada em razão dos desacertos entre o presidente e Costa Neto

 

O que você achou desse conteúdo?