Vereador de Fortaleza, Ronivaldo Maia (PT) foi preso em flagrante na tarde dessa segunda-feira, 29, suspeito de tentativa de feminicídio contra uma mulher de 36 anos. Sob reserva, uma fonte afirmou ao O POVO que ele passou a madrugada desta terça-feira preso.
A reportagem apurou que o parlamentar está na Delegacia de Capturas (Decap), no bairro José Bonifácio. A audiência de custódia do petista ocorrerá nesta terça-feira, 30, quando há a possibilidade de que seja solto.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), em nota, o identificou somente como um homem de 51 anos, afirmando que ele teria acelerado o carro em direção a uma mulher.
Segundo o comunicado da pasta, que tem base em relatos de testemunhas, ele e a vítima chegaram a discutir dentro do veículo antes da tentativa de homicídio. A nota da SSPDS diz que ele teria "passado por cima" da mulher. Após ser atingida, ela precisou ser levada às pressas para um hospital de Fortaleza.
O caso aconteceu em uma rua no bairro Conjunto Ceará, por volta das 13 horas. Inicialmente, uma composição da Polícia Militar foi acionada para uma ocorrência de agressão. O parlamentar foi localizado pela Polícia Militar fora do local do crime, em um posto de combustível no mesmo bairro.
Na sequência, foi levado à Delegacia de Defesa da Mulher. A assessoria de imprensa de Ronivaldo confirmou a prisão e disse que as circunstâncias da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A equipe do político destacou que ele "luta pelos direitos das mulheres, em especial as que sofrem violência doméstica."
Ao longo da tarde, Ronivaldo foi à Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) assistir à audiência pública promovida pelo deputado estadual Guilherme Sampaio (PT) e pelo vereador Gabriel Aguiar (Psol) sobre intervenções públicas na Beira Mar e o impacto delas na realidade de ambulantes e pescadores que atuam ali.
Ronivaldo não demorou, pedindo para que Sampaio registrasse a presença dele antes que saísse. Ele gravou stories no Instagram no auditório Murilo Aguiar, onde a audiência pública ocorreu.
O PT de Fortaleza deve se reunir nesta terça para discutir a vida do político no partido, afirmou uma fonte à reportagem. Procurada, a assessoria de comunicação do PT do Ceará disse que ainda não iria emitir nota.
A reportagem do O POVO ligou e enviou mensagens para os celulares do presidente do PT do Ceará e de Fortaleza, Antônio Alves Filho, o Conin, e o deputado estadual Guilherme Sampaio, respectivamente, mas não houve respostas.
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) não havia se pronunciado sobre o caso até o fechamento desta página.
Tendência do PT da qual Ronivaldo é membro, a Democracia Socialista emitiu nota em repúdio à tentativa de feminicídio. "A direção da Democracia Socialista reunirá amanhã às 10 horas para tratar do ocorrido", informou o comunicado. (colaboraram Alexia Vieira, Leonardo Maia e Luciano Cesário)