Logo O POVO+
Grupo de Eunício vence eleições suplementares em Viçosa e Barro
Politica

Grupo de Eunício vence eleições suplementares em Viçosa e Barro

| TRE-CE | Candidatos apoiados pelo ex-senador venceram as duas eleições marcadas para este fim de semana no Estado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Em Viçosa do Ceará, foi eleito Franci Rocha, do MDB, partido do prefeito cassado (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Em Viçosa do Ceará, foi eleito Franci Rocha, do MDB, partido do prefeito cassado

Quase ao final do 1º ano de mandato dos prefeitos eleitos em 2020, os municípios de Barro e Viçosa do Ceará voltaram ontem às urnas para escolher novos gestores em eleições suplementares conduzidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Nas duas cidades, venceram candidaturas articuladas pelo ex-senador Eunício Oliveira (MDB).

"Foram duas vitórias sofridas, mas excepcionais", resumiu Eunício. "São municípios grandes, onde caiu todo mundo lá dentro, da base do governo, do PDT, Cid Gomes, mas nós conseguimos vencer, e nos dois com chapa pura (...) é em eleições perto de 2022, um bom sinal para o MDB", continua.

Em Viçosa do Ceará, na região da Ibiapaba, venceu o candidato Franci Rocha (MDB), com 17.945 votos (52,56% do total). O adversário dele, Divaldo Soares (PDT), era apoiado pelo senador Cid Gomes (PDT) e pelos deputados Romeu Aldigueri (PDT), Robério Monteiro (PDT) e Moses Rodrigues (MDB), mas obteve 16.197 votos (47,44%).

A eleição ocorreu após o TRE-CE manter, em fevereiro deste ano, a cassação do prefeito eleito do município, José Firmino (MDB), e do vice, Marcelo Ferreira Moreira (MDB), por abuso de poder político nas eleições de 2020. No último dia 5 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter a cassação dos gestores e ordenou nova eleição.

Já em Barro, na região do Cariri, foi eleito prefeito o candidato Dr. George (MDB). Ele obteve 6.886 votos, representando 56,92% do total de votos válidos do município. A única candidata adversária foi Vanda (PSD), que era apoiada pelo líder maior do PSD no Ceará, Domingos Filho, e obteve 5.211 votos (43,08%).

A eleição ocorreu após o TRE-CE cassar, em agosto deste ano, os diplomas do prefeito e do vice-prefeito, José Marquinélio Tavares (PSD) e José Vanderval Feitosa (PSD). Os dois foram acusados de abuso de poder econômico e fraude e contratações. As condenações foram mantidas por unanimidade pela Corte, que determinou ainda a inelegibilidade de ambos por oito anos a partir das eleições de 2020.

Em ambos os municípios, os candidatos vitoriosos contaram com articulação direta do ex-senador Eunício Oliveira, que participou de ambas as campanhas. Na reta final da disputa, o líder emedebista chegou inclusive a visitar presencialmente as duas cidades.

Mais afastado dos holofotes desde a derrota eleitoral em 2018, Eunício tem realizado intensas movimentações pelo Interior do Estado nos últimos meses de olho em fortalecer o MDB cearense para 2022. Os dois resultados de ontem já são contabilizados como uma vitória da estratégia do grupo do emedebista.

Com as eleições de Viçosa e Barro, o Ceará chega a seis disputas suplementares realizadas para "corrigir" pendências judiciais das eleições de 2020. Em novembro deste ano, foi realizada uma eleição suplementar em Jaguaruana, com vitória para o candidato Elias do Sargento (PCdoB), com 51,64% dos votos.

Já em agosto, foram realizadas novas disputas em Pedra Branca, Missão Velha e Martinópole, sendo eleitos, respectivamente, Matheus Góis (PSD), Dr. Lorim (PDT) e Betão do James Bel (PP).

O que você achou desse conteúdo?