A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) aprovou, nessa quinta-feira, 16, o reajuste de 11% no salário base dos vereadores e servidores da Casa para o próximo ano. O projeto também se aplica a servidores inativos e pensionistas, e foi votado logo após a aprovação de outra matéria que, por unanimidade, instituiu aumento de também 11% no salário do prefeito José Sarto (PDT), do vice-prefeito Élcio Batista (PSB) e dos secretários municipais.
A série de reajustes ocorre em meio a protestos de servidores municipais após a Prefeitura de Fortaleza propor um de reajuste de também 11% para a categoria, porém, com percentual de reposição salarial aplicado de forma escalonada, sendo 4% incorporados aos vencimentos dos trabalhadores no mês de fevereiro de 2022, mais 4% no mês de agosto e outros 3% em dezembro – em todos os casos retroativos a janeiro de 2022.
Para Nascelia Silva, presidente do Sindifort, a proposta da Prefeitura ainda está abaixo da inflação acumulada dos dois últimos anos, 2020 e 2021, projetada em 15,34%. Além disso, a dirigente afirma que o reajuste não deveria ser aplicado de forma parcelada.
“O reajuste deveria repor ao menos a inflação acumulada e o Sindifort entende que esse percentual deveria ser concedido a partir de primeiro de janeiro de 2022, que é data-base dos servidores, e não de forma parcelada, como propôs o prefeito”, destaca Nascelia.
O Sindifort articula com o vereador Guilherme Sampaio (PT) e outros parlamentares a apresentação de uma emenda ao projeto de reajuste salarial. O objetivo é que o percentual de 11% seja pago integralmente em janeiro de 2022 e não de forma parcelada como propôs o prefeito de Fortaleza.
Remuneração
Hoje, a remuneração bruta do prefeito José Sarto e dos secretários municipais é de cerca de R$ 23,3 mil. O valor é considerado o "teto" do funcionalismo público municipal. Já a remuneração dos vereadores de Fortaleza é de R$ 16,3 mil.