O governador Camilo Santana (PT) teria sido o principal responsável pela articulação que levou o ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques (PT), ao comando da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Fortaleza.
Em conversa com O POVO, militantes do PT da Capital foram rápidos em "terceirizar" a responsabilidade da articulação ao governador, negando qualquer interferência do petismo local na mudança. Eles argumentam que o partido segue fazendo oposição à gestão de Sarto em Fortaleza.
Em imagens divulgadas pelo prefeito nessa sexta-feira, 7, Ilário aparece ao lado de Sarto e do presidente do PT do Ceará, Antônio Filho – o Conin. Ele será o primeiro integrante do PT a ocupar uma secretaria da Prefeitura de Fortaleza desde o início da gestão Roberto Cláudio (PDT), em 2013.
A entrada do PT na gestão municipal é vista como mais um passo no sentido de consolidar a aliança entre petistas e pedetistas para as eleições de 2022. Alguns setores do partido, no entanto, continuam pregando que a sigla tenha candidatura própria independente do PDT. Um dos principais "bastiões" desta pauta ocorre em Fortaleza e é representado na liderança da deputada Luizianne Lins (PT).