Logo O POVO+
Educação animal e Libras passam a ser temas no ensino público do Ceará
Politica

Educação animal e Libras passam a ser temas no ensino público do Ceará

"Noções de cuidados e proteção aos animais" e "língua brasileira de sinais" passaram a ser temas transversais da educação no Ceará
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Projetos incluindo os temas foram publicados no Diário Oficial do Estado. (Yago Albuquerque / Especial para O Povo) (Foto: Yago Albuquerque / Especial para O Povo)
Foto: Yago Albuquerque / Especial para O Povo Projetos incluindo os temas foram publicados no Diário Oficial do Estado. (Yago Albuquerque / Especial para O Povo)

Os tópicos "noções de cuidados e proteção aos animais”, “educação ambiental humanitária em bem-estar animal” e “língua brasileira de sinais – Libras” agora são temas transversais a serem incluídos em planos pedagógicos de escolas da rede estadual do Ceará.

Projetos de lei incluindo os três assuntos foram sancionados pelo governador Camilo Santana (PT) e publicados no Diário Oficial do Estado da última quinta-feira, 6. Temas transversais não estão associados a uma disciplina específica, mas devem ser repassados aos alunos durante as atividades escolares como um todo.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os temas transversais “estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social, dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva” e podem ser trabalhados em várias disciplinas. Atualmente, já são temas transversais assuntos como ética, saúde e meio ambiente.

Um dos autores do projeto da causa animal, o deputado Nelinho (PSDB) destaca a medida como forma de “potencializar e estimular” a preservação do meio ambiente. “Entendemos que as futuras gerações devem adquirir, principalmente na fase escolar, as noções de cuidados e proteção com os animais e a preservação do Meio Ambiente", destaca.

O que você achou desse conteúdo?