Logo O POVO+
CNM recomenda que prefeituras deem aumento para professores apenas pela inflação
Politica

CNM recomenda que prefeituras deem aumento para professores apenas pela inflação

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Detalhe de caneta e caderno em aula particular (Foto: RODRIGO CARVALHO)
Foto: RODRIGO CARVALHO Detalhe de caneta e caderno em aula particular

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) considera que o critério usado para definir o reajuste do piso dos professores, de 33,24%, cria "grave insegurança jurídica". Em nota, a entidade recomenda que as prefeituras concedam reajuste com base na inflação, "ate que novas informações sejam fornecidas pelo governo federal". A CNM calcula que o impacto para as prefeituras será de R$ 30,46 bilhões.

A entidade vincula a concessão do aumento às eleições. "Ao colocar em primeiro lugar uma disputa eleitoral, o Brasil caminha para jogar a educação pelo ralo. A CNM lamenta que recorrentemente ambições politicas se sobressaiam aos interesses e ao desenvolvimento do pais", diz a nota.

A Confederação destaca o entendimento de que o critério da lei do piso foi revogado com a lei 14.113/2020, do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). "Em ano eleitoral, para fazer palanque politico, quem paga a conta novamente e o cidadão", diz o texto.

O que você achou desse conteúdo?