O presidente estadual do PDT, deputado federal André Figueiredo, elogiou os quatro pré-candidatos do partido a governador do Ceará e disse que todos têm qualidade para ocupar o cargo. Porém, ele deu destaque particular à vice-governadora Izolda Cela.
"É uma decisão que não será fácil ser tomada. Nós teremos a vice-governadora Izolda assumindo o mandato com a eventual desincompatibilização do governador Camilo (Santana, PT), então ela tem, digamos assim, uma tendência, caso queira, de ser postulante à reeleição, caso queira".
Questionado pelo O POVO se isso a coloca em vantagem, André apontou: "Veja bem, ela vai ser a governadora. Se ela realmente quiser postular a reeleição, eu creio que sim, será um diferencial". Porém, acrescentou: "Mas isso é uma decisão também que ela tomará em conjunto com Cid (Gomes), com Ciro (Gomes), com todos nós".
André falou durante o encontro do PDT com os pré-candidatos a governador, em Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza, na noite de ontem. O dirigente estadual ressaltou o "senso de unidade entre todos os quatro, entre todo o PDT". E fez elogios aos demais nomes.
"O ex-prefeito Roberto Cláudio, da mesma forma, tem percorrido e pela qualidade que ele tem de gestão é um grande nome". Ressaltou ainda o presidente da Assembleia Legislativa. "O Evandro (Leitão) soma demais dentro da Assembleia."
E completou sobre o deputado federal Mauro Filho. "Mauro Filho é um grande quadro da política econômica, um dos responsáveis pelo equilíbrio das contas do Estado do Ceará."
Sobre a forma como a decisão será tomada, André salientou os debates realizados. "Vai ser esse processo, nós estamos sentindo. Estamos, acima de tudo, trabalhando na perspectiva de que o melhor desse processo para enfrentar nosso possível adversário será o escolhido", resumiu.
Izolda comentou sobre a perspectiva de assumir o governo com a desincompatibilização do governador Camilo Santana. "Minha expectativa e o que mais me desafia é poder garantir a sequência das realizações, as entregas com as quais nós nos comprometemos até o final dessa gestão."
Um dos favoritos, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, destacou o debate dos pré-candidatos como oportunidade de contato com os municípios. "É uma oportunidade de tornar todos os quatro nomes mais conhecidos da população cearense."
Mauro Filho enfatizou a mensagem uniforme dos quatro pré-candidatos juntos nos eventos e criticou, sem citar nome, o provável adversário, Capitão Wagner (Pros). "Não podemos dar oportunidade para uma pessoa que nunca gerenciou uma bodega ser o governador do Estado e desfazer todo esse alicerce."
Votado no município e em cidades vizinhas, Evandro Leitão foi o mais saudado dos quatro. Ele não descarta concorrer, mas mira a reeleição na Assembleia Legislativa. "Estou trabalhando para renovar meu mandato de deputado estadual. Esse é meu foco. Mas, claro, me coloco à disposição para meu partido." (colaborou Érico Firmo)