Logo O POVO+
Guimarães: "Ninguém ganha eleição do Ceará sem o aval do Camilo e do Lula"
Politica

Guimarães: "Ninguém ganha eleição do Ceará sem o aval do Camilo e do Lula"

Petista destaca preferência da sigla pela indicação de Izolda Cela como candidata e defende palanque amplo para Lula no Ceará: "Queremos Camilo e Eunício"
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Deputado federal José Guimarães (PT) (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Deputado federal José Guimarães (PT)

Uma das principais vozes do PT Ceará, o deputado José Guimarães (PT) disse ontem que o partido defende a manutenção da aliança com o PDT no Ceará, mas "não a qualquer custo". Em uma série de mensagens no Twitter, ele sinalizou interesse petista pela vaga de vice na chapa da base e preferência do partido pela candidatura de Izolda Cela (PDT).

"A minha ideia é manter a aliança com o PDT, não a qualquer custo. O caminho é a Izolda Cela como governadora. É o nome que tem todos os predicados, referência e relação de confiança com o Camilo", publicou o deputado no Twitter.

“O que temos conversado internamente é no sentido de buscar um caminho que nos unifique no Ceará. Ou vamos numa aliança com o PDT nas condições de comando do Camilo, ou vamos numa outra alternativa, que passaria por uma candidatura própria do PT”, continua Guimarães.

"Não faremos nada no Ceará que não seja em sintonia com Camilo Santana e Lula. Esse caminho vai prevalecer. Todo mundo sabe que ninguém ganha eleição do Ceará sem o aval do Camilo e do Lula. Estamos tranquilos. O meu projeto é de pré-candidato a reeleição (à Câmara), mas estou disponível para o que for preciso", emendou o deputado, que é uma das possibilidades petistas caso o partido tenha candidatura própria ao Palácio Abolição.

O deputado também reforçou desejo de formação de um amplo palanque para a eleição presidencial deste ano no Ceará, que incluiria o MDB do ex-senador Eunício Oliveira. "É muito importante a amplitude do palanque de Lula no Ceará. Queremos todas as forças contra Bolsonaro. Queremos Camilo Santana e Eunício Oliveira", disse. 

A fala de Guimarães acontece poucos dias após o ex-governador Camilo Santana (PT) participar, em Corumbá (GO), do casamento de uma das filhas do ex-senador Eunício Oliveira (MDB). No encontro, os dois conversaram sobre uma possível aliança entre PT e MDB no Ceará.

Guimarães também destacou interesse de aliança entre PT e PDT em um eventual segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro (PL). "Tenho ótima relação com deputadas e deputados do PDT. O Lupi já reafirmou ao Lula que tem como candidato o Ciro, mas é muito importante manter as pontes. Na hipótese de 2º turno, precisaremos muito do PDT. Temos causas comuns", diz.

O deputado também destacou que não existe hoje “nada acordado” para a vaga de vice na base aliada. “Há pretensões legítimas de todos os partidos. Evidentemente, faremos o melhor para construir a vitória no Ceará”, diz, em referência indireta ao PSD de Domingos Filho, que vem reivindicando a vice em discussões de bastidores.

O que você achou desse conteúdo?