Logo O POVO+
Em maratona de reuniões, Izolda recebe 11 prefeitos no intervalo de 48 horas
Politica

Em maratona de reuniões, Izolda recebe 11 prefeitos no intervalo de 48 horas

| Eleições | A intensificação da agenda da governadora acontece no momento em que a disputa interna no PDT para a escolha do nome que vai disputar o governo se afunila
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
IZOLDA tem feito reuniões com lideranças do Interior (Foto: DIVULGAÇÃO/TWITTER)
Foto: DIVULGAÇÃO/TWITTER IZOLDA tem feito reuniões com lideranças do Interior

A governadora Izolda Cela (PDT) segue a todo vapor para tentar se fortalecer de olho nas eleições de outubro. Empenhada em ampliar sua influência pelo interior do Estado, a chefe do Executivo recebeu, no intervalo de apenas 48 horas, 11 prefeitos em seu gabinete no Palácio da Abolição, englobando quatro regiões do Ceará: Sertão Central, Maciço de Baturité, Vale do Jaguaribe e Grande Fortaleza.

Foram eles: Sônia Campos (Madalena), Carlomano Marques (Pacatuba), David Campos (Palmácia), Dr. Marcos (Pacoti), Robert Viana (Mulungu), Simone Tavares (Caridade), Rozário Ximenes (Canindé), Alan Macedo (Milhã), Luan Dantas (Potiretama), Celso Gomes (Iracema) e Gildecarlos (Deputado Irapuan Pinheiro). "Agradeço a todos os nossos prefeitos pela visita", destacou.

A maratona de encontros realizados por Izolda - que inclui ainda parlamentes e lideranças partidárias-, se soma a viagens por todo o Estado para a inauguração de obras, participações em grandes eventos, entrevistas para veículos de comunicação e protagonismo em questões de impacto nacional, como o litígio territorial entre Ceará e Piauí, que está sob análise do Supremo Tribunal Federal (STF).

A intensificação da agenda da governadora ocorre no momento em que a disputa interna no PDT para a escolha do nome que vai disputar o governo se afunila. Além dela, quem também surge como favorito é o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, que já ganhou a preferência do presidente nacional da legenda, Carlos Lupi.

Em entrevista no último mês de maio, Lupi disse que RC tem mais força que Izolda para enfrentar o principal pré-candidato da oposição, o deputado federal licenciado Capitão Wagner (União Brasil). O episódio gerou desgastes dentro do PDT, que já eram presentes após os ataques do presidenciável Ciro Gomes ao PT.

O papel de Camilo

O ex-governador Camilo Santana (PT) vem se apresentando como principal cabo eleitoral de Izolda. Paralelo às atividades da pedetista, o pré-candidato ao Senado tem aproveitado solenidades pelo Interior - ocasião em que está recebendo títulos de cidadão e medalhas - para elogiar e enaltecer a aliada.

"É uma mulher discreta, mas é uma mulher firme e está mostrando a que veio. Ela tem compromisso de dar continuidade a todos os projetos que assumimos", bradou Camilo na última quarta-feira, 1º, durante homenagem na Câmara Municipal de Ubajara, destacando ainda que ela é "extraordinária". E completou: "Eu deixei o governo porque tinha convicção de que Izolda, com firmeza, história e honradez, continuaria o trabalho."

Recentemente, em entrevista ao programa Jogo Político, o ex-presidente estadual do PT e ex-secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, garantiu que o nome preferido de Camilo para disputar o Palácio da Abolição é o de Izolda Cela.

Camilo tem relação com Izolda de sete anos e três meses, destacou o ex-secretário. "O que ele fala do que é a pessoa da Izolda, a Izolda com essa voz mansa, calma, que tem um amor, que transformou a educação, que tem um compromisso com o Ceará. (...) Então, a preferência do Camilo é por conhecer e por saber da capacidade que tem a nossa governadora, que está preparada".

Além de RC e Izolda, disputam dentro do PDT a vaga de candidato o presidente da Assembleia Evandro Leitão e o deputado federal Mauro Filho

O presidente da Assembleia Evandro Leitão e a governadora Izolda Cela prestigiaram a festa de aniversário de Camilo Santana
O presidente da Assembleia Evandro Leitão e a governadora Izolda Cela prestigiaram a festa de aniversário de Camilo Santana

Camilo comemora aniversário ao lado de Izolda e Evandro Leitão

O ex-governador Camilo Santana (PT) comemorou nesta sexta-feira, 3, seu aniversário de 54 anos. Ele recebeu amigos e deputados estaduais aliados em um restaurante de Fortaleza. Entre eles, a governador Izolda Cela e o presidente da Assembleia Evandro Leitão. Ambos disputam no PDT a vaga de candidato pelo partido ao Palácio da Abolição.

Pelas redes sociais, Camilo agradeceu pela presença de todos na festa. "Agradeço aos amigos deputados e deputadas pelo momento proporcionado hoje pelo meu aniversário, em nome do presidente Evandro Leitão. Agradeço também à governadora Izolda Cela pela presença e tantas outras lideranças políticas, assim como sou muito grato por todas as demonstrações de carinho que tenho recebido dos meus irmãos e irmãs cearenses. Muito obrigado!", afirmou o petista.

Chamou atenção a ausência no evento de outro pré-candidato ao governo: o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio. Nesta sexta-feira, ele cumpriu agenda de pré-campanha no interior do Estado. Em Iguatu, RC teve encontro com empreendedores locais. Em Orós, o ex-prefeito de Fortaleza recebeu o título de cidadão do município.

Ao contrário dos demais nomes que disputam internamente no PDT quem será o candidato ao Governo, RC foi o único que não felicitou Camilo nas redes sociais, até o fechamento desta página, pelo aniversário.

"Hoje é o dia do Camilo Santana! Dia de comemorar a sua vida, de agradecer por todo o trabalho e dedicação a serviço do Ceará. Querido Camilo, que Deus lhe abençoe sempre em uma vida longa! Saúde, paz, coragem e disposição para seguir cumprindo a sua missão!", publicou Izolda.

Fortaleza, Ce, BR - 01.12.21 Sessão da Câmara Municipal dos Vereadores. Na foto Larissa Gaspar, vereadora (PT)  (Fco Fontenele/O POVO)
Fortaleza, Ce, BR - 01.12.21 Sessão da Câmara Municipal dos Vereadores. Na foto Larissa Gaspar, vereadora (PT) (Fco Fontenele/O POVO)

"Os ataques absurdos do Ciro ao PT é que colocam o projeto em risco", diz Larissa Gaspar

Vereadora de Fortaleza, Larissa Gaspar (PT) respondeu à fala do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), na última segunda-feira, 30, quando ele disse que o PT quer destruir o "projeto" que vigora no Ceará. O comentário do pedetista se deu no contexto de uma crítica ao que considera intromissão petista na escolha da candidatura do PDT.

Atualmente, disputam a vaga no partido a governadora Izolda Cela, o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, o deputado federal Mauro Filho e o deputado estadual Evandro Leitão

"Os ataques absurdos do Ciro ao PT é que colocam o projeto em risco, é triste constatar que ele está deixando a frustração com a sua candidatura presidencial, que não decola, afetar o andamento normal do projeto estadual que tem conquistas e que tem tudo pra avançar ainda mais com a governadora Izolda", escreveu a parlamentar. 

Ciro defende de modo cada vez mais explícito uma candidatura Roberto Cláudio ao Governo do Ceará. Na contramão dele, a maioria do PT tem preferência é por Izolda. O ex-governador Camilo Santana (PT) tem aparecido com frequência ao lado da governadora nas redes sociais.

"O PT tem a intenção de manter a aliança, mas não fará isso de qualquer jeito e a qualquer custo. Caso nossas posições não sejam consideradas, temos condições de lançar candidatura própria para que nossas propostas, fortalecidas pelas candidaturas do Lula e do Camilo, sejam vencedoras e possam no futuro ajudar ainda mais o povo cearense", disse a vereadora.

O que você achou desse conteúdo?