O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, decidiu, nesta quarta-feira, 15, reforçar apoio ao ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) em sua pré-campanha ao Governo do Ceará. Após o discurso de RC, o dirigente da sigla comentou: "Alguém lembra da música? O melhor prefeito do Brasil vai virar governador. É a música, hein? É a música".
O jingle "O melhor prefeito do Brasil vai virar governador" foi produzido em 1998, durante a campanha de Anthony Garotinho, então candidato do PDT, ao Governo do Estado do Rio de Janeiro. O político e sua vice, Benedita da Silva (PT), foram eleitos com 57,98% dos votos válidos e ganharam em 88 municípios cariocas. A coligação "Muda Rio" unia os partidos PDT, PT, PSB, PCdoB e PCB.
No encontro ontem no Hotel Mareiro, no bairro Meireles, Roberto Cláudio chegou acompanhado de Ciro Gomes (PDT). A governadora Izolda Cela (PDT) foi acompanhada do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), outro pré-candidato. Ciro levou Izolda até a saída no final para em seguida almoçar com RC no local do evento.
Izolda afirmou que a união é prioritária para a saúde do projeto governista. As diferenças são sempre minimizadas, ela disse. "Que sejam diferentes, que pensem às vezes diferente, que tenham outro partido e tal. As diferenças são minimizadas em prol dos objetivos maiores que é promover o nosso Ceará", ela disse.
Quando o deputado federal Mauro Filho (PDT) chegou ao encontro, uma bandeira com seu nome foi esticada para apoiá-lo. Ele se mostra descrente da possibilidade de que o PT saia da aliança.
Registra que conversa constantemente com o partido e diz que, a favor de si na corrida interna, tem a competência técnica de quem é responsável pela saúde financeira do Estado, e a política, com a experiência parlamentar. "Você precisa juntar essas duas coisas. É o que o Ciro tem. Ele tanto está preparado tecnicamente como ele sabe, compreende como é que se processa a política brasileira." (Carlos Holanda e Filipe Pereira)