Logo O POVO+
Depois de Ciro, é a vez de Camilo se reunir com pré-candidatos do PDT
Politica

Depois de Ciro, é a vez de Camilo se reunir com pré-candidatos do PDT

| Ceará | Reunião fecha semana que começou com encontro de Ciro com os quatro pretendentes do PDT
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ex-governador Camilo Santana (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS Ex-governador Camilo Santana

O ex-governador Camilo Santana (PT) esteve reunido neste sábado, 2, com os quatro pré-candidatos do PDT ao Palácio da Abolição, em almoço na residência oficial da governadora Izolda Cela.

Participaram do encontro, além da chefe do Executivo, o ex-prefeito Roberto Cláudio, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa (AL-CE), Evandro Leitão, e o deputado federal Mauro Filho.

A agenda teve início por volta das 11h30min, estendendo-se por duas horas, ao final das quais o grupo deixou o local, segundo fonte que confirmou as tratativas e os presentes.

Esse foi o primeiro movimento público de Camilo no processo de definição do nome que vai representar a candidatura governista nas eleições de 2022. Antes, o ex-governador vinha se dedicando a uma série de homenagens e recebimento de títulos de cidadania no Ceará, sem envolvimento direto com a sucessão.

Enquanto isso, a temperatura na aliança política aumentava, com a polarização mais acentuada entre Izolda e Roberto Cláudio, os dois mais competitivos dos quadros postos para a escolha do grupo.

A reunião de Camilo com os pedetistas se realizou apenas dois dias depois do anúncio do adiamento do encontro de tática eleitoral do PT, que tinha data prevista para ontem e no qual o partido iria definir se teria candidato próprio ao Governo do Estado ou se apoiaria um postulante trabalhista.

O adiamento, conforme informou ainda na quinta-feira (30) o deputado federal e vice-presidente nacional do PT, José Guimarães, deu-se após pedido do próprio Camilo, que tenta negociar apoio à candidatura de Izolda em meio a resistências de alas do pedetismo mais ligadas a RC, mas também a manifestações de apoio à gestora. A mais recente delas foi a do prefeito de Sobral, Ivo Gomes.

A rodada de conversa entre o ex-governador e os cotados para o Abolição fecha uma semana cujo início foi marcado por outra reunião, mas tendo Ciro Gomes como articulador.

Na última terça-feira, 28 de junho, o pré-candidato à Presidência agrupou os correligionários para aparar as arestas e alinhar o discurso após episódios de confronto aberto entre Evandro Leitão e o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que havia defendido enfaticamente a indicação de RC como candidato em passagem pelo Ceará.

Nesse mesmo encontro da semana passada, Ciro anunciou que o PDT faria uma pesquisa de intenção de votos para sondar o potencial de cada um dos pedetistas incluídos no cenário e que seu resultado seria um dos elementos que iriam balizar a decisão.

Finalizado na sexta-feira, 1º, o levantamento, feito com 1.500 eleitores cearenses e que inclui ainda nomes de fora de PDT, como o ex-senador Eunício Oliveira (MDB) e a deputada federal Luizianne Lins (PT), deve ser divulgado a partir desta segunda, 4.

O POVO procurou a assessoria de todos os presentes na reunião na residência oficial nesse sábado, mas não houve retorno de nenhuma delas.

O que você achou desse conteúdo?