Logo O POVO+
Lula dá aval à tese "ou Izolda ou candidatura própria do PT", diz Guimarães
Politica

Lula dá aval à tese "ou Izolda ou candidatura própria do PT", diz Guimarães

Guimarães ressalta que o momento é de aguardar a decisão do PDT
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Guimarães diz que Lula dá aval para a candidatura do PT caso Izolda não vá para a reeleição (Foto: Reprodução/Instagram)
Foto: Reprodução/Instagram Guimarães diz que Lula dá aval para a candidatura do PT caso Izolda não vá para a reeleição

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) esteve com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Brasília nesta quarta-feira, 13, e afirmou que o ex-presidente disse "sim" à tese de que o PT possar ter candidatura própria ao Governo do Ceará no caso de Izolda Cela não ser a escolhida do PDT para a disputa. A atual governadora disputa a vaga na chapa governista com o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT).

Assim, o parlamentar diz que o momento é de "aguardar a decisão deles". Uma pesquisa Vox Populi está em campo e, ainda conforme Guimarães, a ideia é torná-la pública sexta-feira, 15. A sondagem é sobre o Governo do Ceará e sobre a preferência dos cearenses para presidente da República.

O PDT, por sua vez, tem reunião na próxima segunda-feira, 18, quando se espera que chegue à decisão ou, pelo menos, muito próximo dela. O dirigente estadual do PDT, deputado federal André Figueiredo, afirma que a questão pode ir para a votação do diretório estadual, caso não se chegue a um entendimento.

Guimarães frisa que tem estado "24 horas" com Lula em Brasília. José Airton (PT-CE), também deputado federal, gravou vídeo em que defende um palanque leal a Lula no Ceará. Ele diz ter solicitado um encontro com o ex-presidente para que o assunto pudesse ser debatido de modo especial. 

Os dois e a ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT), também deputada federal participaram com Lula ontem em Brasília de encontro com parlamentares que o apoiam.

O ex-governador Camilo Santana (PT) recebeu título de cidadão de Limoeiro do Norte nesta quarta-feira, 13, momento no qual fez outra defesa enfática da aliada Izolda. Ele disse que saiu do governo para cumprir outras missões (candidatura ao Senado) e por estar convicto de que deixaria em seu lugar uma mulher extraordinária e a grande responsável pela maior vitrine do Ceará, a educação pública.

"Ela é governadora, ela está no cargo, ela é do PDT, e eu tenho coloca a importância da Izolda ter o direito de ir pra sua reeleição em outubro desse ano. É uma questão de Justiça. É uma questão de Justiça", disse Camilo.

O que você achou desse conteúdo?