Logo O POVO+
"Teríamos um diálogo mais frutífero com Cid. Com Ciro não foi possível", diz Guimarães
Politica

"Teríamos um diálogo mais frutífero com Cid. Com Ciro não foi possível", diz Guimarães

| Eleições no Ceará | O deputado petista reconhece que sentiu falta da atuação do senador Cid Gomes nas articulações para a escolha do candidato governista que disputará o Palácio da Abolição
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
GUIMARÃES foi ontem à Assembleia e acompanhou a última sessão do semestre legislativo (Foto: Dario Gabriel/AL-CE)
Foto: Dario Gabriel/AL-CE GUIMARÃES foi ontem à Assembleia e acompanhou a última sessão do semestre legislativo

O deputado federal José Guimarães (PT) admitiu que a ausência do senador Cid Gomes (PDT) das articulações para a escolha do nome governista que disputará o Palácio da Abolição está sendo sentida. "Estou sentindo a ausência dele. Não creio que isso seja fator decisivo, mas provavelmente teríamos um diálogo mais frutífero com Cid. Com o Ciro não foi possível", afirmou o petista, que visita a Assembleia Legislativa (AL-CE) na manhã desta sexta-feira, 15.

O sumiço de Cid Gomes é um dos fatos mais controversos da sucessão cearense. Desde maio que ele não dá declarações, nem participa das reuniões para discutir as eleições no Ceará. Segundo o presidente estadual do PDT, deputado André Figueiredo, Cid pediu ao irmão Ciro Gomes que o representasse nessa reta final de definições.

Pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes deu a linha de como será  a escolha do candidato do PDT ao Governo. Primeiro, reuniu todos os pré-candidatos - a governadora Izolda Cela, ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, presidente da AL-CE Evandro Leitão e deputado federal Mauro Filho - e anunciou que uma pesquisa seria feita para ajudar na decisão do nome que disputará o Palácio da Abolição. O resultado foi favorável a RC: quatro pontos de distância para Capitão Wagner - empate técnico -, enquanto Izolda ficou 22 atrás.

Na última segunda-feira, 11, o ex-ministro participou de reunião das bancadas estadual e federal do PDT, e soltou broncas contra Evandro Leitão, que articulou recente encontro de parlamentares do PDT com o ex-governador Camilo Santana (PT), defensor da candidatura de Izolda Cela. Além da lavagem de roupa-suja, ficou decidido que não serão aceita "vozes dissidentes" após a definição do diretório estadual sobre quem disputará o governo. O aguardado e crucial momento ocorre nesta segunda-feira, 18. (colaborou Filipe Pereira)

Crato vive noite de sucessão estadual com Izolda e RC

O ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) e a governadora Izolda Cela (PDT) estiveram ontem no Crato. A mandatária foi a Expocrato ao lado do ex-governador Camilo Santana (PT), seu principal aliado na intenção de seguir governando o Ceará, do prefeito do Crato, Zé Ailton (PT), além do deputado estadual Fernando Santana (PT), que empunhou uma revista com o rosto dela na chegada, enquanto pessoas gritavam seu nome. O vereador Guilherme Sampaio (PT) e o deputado federal Idilvan Alencar (PDT) também estiveram ao redor da governadora.

Roberto Cláudio chegou ao município, mas não foi ao evento. Posou para foto com André Figueiredo, presidente do PDT no Ceará, os também deputados federais Pedro Bezerra e Eduardo Bismarck, e o ex-prefeito de Juazeiro Arnon Bezerra (PDT). Ele também sentou para jantar com amigos e aliados.

Os dois pré-candidatos do PDT não se encontraram. O clima na aliança é tenso, com Camilo e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) já tendo se desentendido publicamente, quando o pedetista sugeriu que o petista trocou apoio a Lula por espaço em eventual Ministério. Camilo respondeu, sem citá-lo, afirmando que defender a reeleição de Izolda é uma questão de justiça.

Quem dos pretendes ao Palácio da Abolição quiser ver o ex-senador Cid Gomes (PDT) pode pegar a estrada com destino a Juazeiro do Norte, pois ele está na casa da sogra, conforme um pedetista disse reservadamente ao O POVO. "Mas acho que não será o caso, muito para não causar nenhum mal estar", disse o mesmo filiado.

O PDT deve dar um passo decisivo na reunião do próximo dia 18, de modo a definir o nome ou, pelo menos, encaminhar a decisão. É possível que a escolha seja feita no voto pelos membros do diretório estadual.

Na reunião entre Ciro Gomes, André Figueiredo e deputados federais e estaduais do PDT, uma das "recomendações" foi para que não se manifestassem publicamente sobre a disputa cujo principal resultado, até aqui, foi o desgaste interno e da aliança. O deputado estadual Salmito Filho utilizou o slogan da campanha de Ciro, a rebeldia da esperança, aplicando-o a situação estadual.

"Tenho o dever da esperança de defender e acreditar com lealdade e rebeldia na alternativa que une e fortalece o projeto que transforma o Ceará", escreveu o parlamentar no Twitter. (Carlos Holanda)

 

O que você achou desse conteúdo?