Logo O POVO+
A decisão pedetista teve desistências, multidão e escolha no voto
Politica

A decisão pedetista teve desistências, multidão e escolha no voto

Evandro Leitão e Mauro Filho desistiram, cada qual ao seu modo. No lado de fora da sede do partido, militantes se aglomeravam enquanto diretório escolhia Roberto Cláudio
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Roberto Cláudio terá o marqueteiro João Santana à frente da campanha ao Palácio da Abolição (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Roberto Cláudio terá o marqueteiro João Santana à frente da campanha ao Palácio da Abolição

A rua Nunes Valente, no bairro Meireles, foi sendo preenchida conforme a tarde avançava rumo à noite, fazendo curiosos irem às janelas. Na sede do PDT, finalmente, se definiria o nome de quem iria para a disputa ao Governo do Ceará, após meses de um desgaste que só se aprofundou como consequência direta da ausência do senador Cid Gomes (PDT) como condutor da dinâmica e do crescente tensionamento entre os apoiadores das duas principais pré-candidaturas: a da atual governadora Izolda Cela (PDT) e a do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT). Por vezes visto em ambos. 

A decisão já caminhava para ficar entre Izolda e RC, mas ao longo do dia contou com as desistências de Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa (AL-CE), e de Mauro Filho, deputado federal.

Uma diferença no gesto dos dois. Evandro abriu mão da empreitada e direcionou o apoio a Izolda. Ele disse ter ouvido do prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), que a governadora era a preferida de Cid. Mauro, por sua vez, apenas deixou a disputa.

No voto dos 84 membros do Diretório estadual do PDT, Roberto Cláudio levou a melhor por 55 a 29. A gritaria no lado de fora era pelo nome de RC. Ao entrar, perguntado por O POVO, o ex-prefeito de Fortaleza disse que não se sentia candidato a governador. Ao lado dele, o aliado e sucessor no Paço Municipal, José Sarto (PDT), previu que tudo se definiria no voto dos 84 membros do diretório.

Minutos antes de RC ser anunciado vencedor, Evandro deixou a sede do partido acompanhado da esposa e do filho, descendo a rua, no sentido da avenida Abolição. Primeiramente, driblou a imprensa presente, que lhe seguiu. Antes de entrar no carro, afirmou que estava "decepcionado com alguns comportamentos". Não se referiu a ninguém abertamente.

Ele e o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, também presente ali, travaram briga aberta um dia após o encontro regional do PDT, em junho, para promover em Fortaleza a pré-candidatura presidencial de Ciro Gomes. Evandro se sentira incomodado pelo apoio expresso de Lupi a Roberto Cláudio, com direito a música cantada: "o melhor prefeito do Brasil vai virar governador". 

abrir
 

Lupi rebateu naquela ocasião e ontem. Curiosamente, nas duas oportunidades, o argumento foi de que Evando deixou o encontro antes de ele terminar. "Desrespeitoso é chegar atrasado, ficar meia hora e ir embora", disse Lupi sobre Evandro após o ato em juhno.

"Quem não tá acostumado com a democracia, se retira antes do resultado", disse ontem, após RC ser anunciado.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 18-07.2022: Evandro Leitão. Sede do PDT, se reuniram para decidir novo candidato para governo do estado, escolheram Roberto Claudio como candidato. em epoca de COVID-19. (Foto:Aurelio Alves/ Jornal O POVO)(Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves FORTALEZA, CE, BRASIL, 18-07.2022: Evandro Leitão. Sede do PDT, se reuniram para decidir novo candidato para governo do estado, escolheram Roberto Claudio como candidato. em epoca de COVID-19. (Foto:Aurelio Alves/ Jornal O POVO)

Vencedor, Roberto Cláudio disse que vai buscar se entender com o PT e com o ex-governador Camilo Santana (PT), pré-candidato ao Senado. "A primeira tarefa nossa agora é celebrar e construir a nossa unidade interna. Depois disso, também procurar humildemente todos os aliados que compõem a nossa aliança hoje. Procurar o próprio ex-governador Camilo Santana; procurar todo mundo para a gente conversar e manter a aliança o mais ampla possível", afirmou o futuro candidato.

Nas redes, se dirigiu indiretamente a Capitão Wagner (União Brasil), futuro adversário e líder da oposição à direita no Ceará, como "retrocesso". Segundo RC, "nossa missão é combater o retrocesso! Vamos trabalhar para garantir a união das forças democráticas em busca de mais avanços e de um novo ciclo de desenvolvimento para o nosso Ceará!"

Ao deixar o encontro, a governadora foi perguntada por O POVO se entendia que a decisão havia sido, de algum modo e em alguma medida, influenciada por machismo. Em meio a um amontoado de militantes e perto do carro que lhe levaria embora, ela acenou positivamente com a cabeça. 

Minutos depois, disse que perdeu não em um processo político no qual vitórias e derrotas são naturais, mas que lhe tiraram o direito de marchar rumo à reeleição. Não citou o futuro candidato pedetista, que será homologado na convenção do dia 24.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 18-07.2022: Sede do PDT, se reuniram para decidir novo candidato para governo do estado, escolheram Roberto Claudio como candidato. em epoca de COVID-19. (Foto:Aurelio Alves/ Jornal O POVO)(Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves FORTALEZA, CE, BRASIL, 18-07.2022: Sede do PDT, se reuniram para decidir novo candidato para governo do estado, escolheram Roberto Claudio como candidato. em epoca de COVID-19. (Foto:Aurelio Alves/ Jornal O POVO)

"Meu partido PDT decidiu hoje, em reunião de diretório, que não terei o direito a concorrer à reeleição. Respeito a decisão. Seguirei firme, com força e coragem, honrando meu mandato e trabalhando muito pelo nosso Ceará. Sempre com respeito e verdade. A luta continua!", ela escreveu.

De 84 cadeiras do diretório estadual, 11 são ocupadas por mulheres. Dessas, oito votaram em RC e três em Izolda, incluindo ela própria. (colaboraram Filipe Pereira e Mariana Lopes/especial para O POVO)

FORTALEZA, CE, BRASIL, 18-07.2022: Roberto Claudio. Sede do PDT, se reuniram para decidir novo candidato para governo do estado, escolheram Roberto Claudio como candidato. em epoca de COVID-19. (Foto:Aurelio Alves/ Jornal O POVO)(Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves FORTALEZA, CE, BRASIL, 18-07.2022: Roberto Claudio. Sede do PDT, se reuniram para decidir novo candidato para governo do estado, escolheram Roberto Claudio como candidato. em epoca de COVID-19. (Foto:Aurelio Alves/ Jornal O POVO)

O que você achou desse conteúdo?