Logo O POVO+
Lula recebe apoio de Eunício e de outras dez lideranças do MDB
Politica

Lula recebe apoio de Eunício e de outras dez lideranças do MDB

Petista almeja consolidar parceria com parte da sigla ainda no primeiro turno, mesmo o MDB tendo Simone Tebet como pré-candidata
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O deputado federal eleito Eunício Oliveira e o ex-presidente Lula, candidato ao Palácio do Planalto (Foto: Reprodução/Twitter Eunício Oliveira)
Foto: Reprodução/Twitter Eunício Oliveira O deputado federal eleito Eunício Oliveira e o ex-presidente Lula, candidato ao Palácio do Planalto

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu ontem em São Paulo com lideranças do MDB de 11 estados: Piauí, Ceará, Paraíba, Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, Pará e Rio Grande do Norte. Entre os nomes presentes, estava o ex-senador Eunício Oliveira, principal liderança do partido no Ceará. O deputado federal cearense José Guimarães (PT) também participou do evento.

"Foi um diálogo excelente, onde tratamos dos desafios da conjuntura nacional, com especial atenção ao cenário político do nosso Ceará. Falei também das minhas muitas andanças pelo interior do estado. Por onde passamos o sentimento é um só: a população cearense quer retornar ao caminho da esperança, prosperidade e da justiça social", postou Eunício nas redes sociais. 

A principal pauta da reunião foi declarar apoio à candidatura do petista ainda no primeiro turno. Mesmo o próprio partido tendo a senadora Simone Tebet (MS) como pré-candidata na disputa, há uma ala do MDB que prefere Lula, formando principalmente por líderes do Nordeste.

"Todos os Estados aqui mencionados estão vindo até a presença do senhor no dia de hoje pelo fato de que tomamos a decisão de apoiar a sua candidatura. Portanto, nós temos aqui 11 Estados representados do MDB comprometidos com um projeto de Brasil que todos queremos", declarou o senador Eduardo Braga (AM).

Entre os nomes presentes no encontro estavam o senador Renan Calheiros (AL), o governador de Alagoas, Paulo Dantas, e os senadores Veneziano Vital do Rêgo (PB), Rose de Freitas (ES), Lúcio Vieira Lima (BA), Marcelo Castro (PI), Edison Lobão (MA), além do presidente do diretório estadual MDB no RJ, Leonardo Picciani.

No caso do Rio de Janeiro, apesar da presença de Picciani, que foi ministro dos Esportes de Dilma Rousseff, o MDB no Estado indicou o ex-prefeito de Duque de Caxias Washington Reis (MDB) como candidato a vice de Claudio Castro (PL), que vai rivalizar com Marcelo Freixo (PSB), apoiado pelo PT.

O cenário do Rio fica mais complexo na medida em que o deputado estadual André Ceciliano (PT), candidato petista ao Senado, tem boa relação com Castro e integrantes do PL no Rio. Lula não terá um palanque com Castro, ao contrário de outros Estados em que o MDB fechou alianças regionais com o PT. No entanto, há um pacto de não agressão com Lula.

Por outro lado, parte dos emedebistas que compareceram à reunião prometem se manifestar contra a candidatura de Simone durante as convenções. Este é o caso de Paulo Dantas, governador de Alagoas e do senador Renan Calheiros.

A presidente do PT Gleisi Hoffmann disse que respeita a candidatura de Simone Tebet à Presidência, mas entende que a parceria com o MDB é importante, dado o atual contexto político brasileiro.

"Essa decisão é muito importante não só para a candidatura do presidente Lula como para a democracia brasileira e para esse processo que estamos vivendo e que é muito diferente de todos os outros processos eleitorais que nós já vivemos no Brasil. Essa união de forças que acredita e luta pela democracia é fundamental para enfrentarmos esse momento."

"Quero aqui colocar o meu respeito e consideração à senadora Simone, de quem fui colega durante uma parte do meu mandato no Senado, a legitimidade do MDB em apresentar sua candidatura, mas eu acho que estamos em um momento agora em que temos que unir forças democráticas e progressistas para evitar uma tragédia maior no Brasil", complementou Gleisi.

A convenção do PT que oficializará o nome de Lula ao Planalto ocorre nesta quinta-feira, 21. A do MDB está marcada para a próxima semana, dia 27.

Reunião coloca pressão na candidatura de Simone Tebet

Até aqui, os nomes que declararam abertamente o voto contra Simone, no entanto, não são suficientes para barrar a candidatura nas convenções. No entanto, alianças do PT e do MDB em 11 Estados podem minar os palanques da emedebista, especialmente no Norte e no Nordeste.

Na tarde desta segunda-feira, 18, o presidente do MDB, Baleia Rossi, afirmou, em suas redes sociais "com alguns dirigentes do MDB que supostamente estariam com outro candidato a presidente".

"Eles me garantiram que vão apoiar Simone Tebet na convenção que vai homologá-la candidata. Decidimos por maioria, respeitando as minorias. Teremos apoios nos 27 Estados", garantiu. (Agência Estado)

O que você achou desse conteúdo?