Logo O POVO+
Ciro sobre Camilo: "Desertou por um carguinho de ministro"
Politica

Ciro sobre Camilo: "Desertou por um carguinho de ministro"

| CEARÁ | No dia em que o rompimento entre os Ferreira Gomes e o PT foi praticamente consumado, Ciro Gomes investiu de forma dura contra o ex-aliado Camilo Santana
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
CIRO também compareceu à convenção de RC em Fortaleza no fim de julho (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita CIRO também compareceu à convenção de RC em Fortaleza no fim de julho

Ao iniciar o discurso na convenção que homologou Roberto Cláudio (PDT) ontem, 24, como candidato a governador, Ciro Gomes (PDT) avisou: "Meus irmãos e minhas irmãs cearenses, esta talvez seja com certeza uma das mais, mas pode ser a mais importante fala em 40 anos de amor e paixão que eu dirija a todo o povo do Ceará". O discurso que se seguiu, de fato, é um divisor de águas, pela forma dura de se referir a um ex-aliado, cujo rompimento era consumado naquelas horas entre a manhã e a tarde de domingo. Em alguns momentos, Ciro citou explicitamente o nome do ex-governador Camilo Santana (PT). Na maior parte das alusões, não era preciso nomear para deixar claro de quem estava a falar.

"O nosso povo não tem culpa da vaidade e da prepotência de lideranças que, uma vez construídas nessa luta e ao redor desse projeto, agora servem por uma ninharia, por um punhado de nada ou um carguinho de ministro e desertam da humildade e da luta do povo", afirmou no momento mais incisivo da fala. Ciro já havia afirmado, há algumas semanas, que Camilo teria mudado de posição por receber oferta de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ser ministro, se o petista vencer a eleição presidencial.

Ciro prosseguiu: "Frequentam os caminhos de Judas. Mas até Jesus, o nosso senhor, filho de Deus, entre 12 amigos apenas, teve um que lhe empurrou a faca beijando seu rosto. Quanto mais um pobre pecador humilde como eu", completou o candidato do PDT a presidente da República.

Camilo era defensor da reeleição da governadora Izolda Cela, que disputou internamente com Roberto Cláudio e, por 55 votos a 29 no diretório do partido, perdeu a indicação da candidatura no diretório estadual do PDT. Na noite de ontem, Camilo lançou a candidatura de Elmano de Freitas (PT) a governador pelo PT.

Ainda no discurso, Ciro deu ênfase e repetiu pedido de humildade. Ele até questionou se o atual ciclo político é tão bem sucedido quanto, segundo ele, aponta a propaganda. Ele destacou que o povo tem sofrido com falta de emprego, com a violência e as facções criminosas nas periferias e pelo Interior. "Se nós fôssemos assim esse 'abacaterol' todo, se nós fôssemos esses danadões todos, porque nosso principal oponente lidera as pesquisas?", indagou.

Ao enfatizar a cobrança por humildade, ele exortou: "Políticos importantes, baixa um pouquinho a crista, bota um pouquinho o pé no chão, calça a sandália da humildade" (sic).

O candidato a presidente tratou dos embates públicos entre aliados. "Todo mundo tá vendo a 'fuxicalhada' que está nos jornais". E disse que não abordaria as divergências com os próprios irmãos. "Eu não comento assunto de família pelos jornais". Os irmãos dele, o senador Cid Gomes e o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, não compareceram à convenção. Ivo criticou publicamente a condução do processo por Ciro.

Instantes após a fala do candidato pedetista a presidente, Camilo Santana publicou nas redes sociais foto de meses atrás, na qual está ao lado de Izolda Cela e de Cid Gomes, todos sorridentes. "Amigos que a vida me deu e que ninguém separa. Respeito, carinho e união sempre", escreveu o petista.

Um dos recados mais diretos de Ciro a Camilo foi ao lembrar a passagem pelo governo. "Eu, tendo sido o governador mais popular do Brasil na minha época, pelo carinho do povo, eu nunca mais pedi de volta o poder do Ceará para mim".

Ciro disse que abriu espaço a uma nova geração, "que pensasse mais no povo que na sua ambição, que na sua vaidade, na sua prepotência e na sua arrogância".

No fim da tarde, Camilo publicou um vídeo de campanha, no qual fala que a esperança tem duas filhas: indignação e coragem. Publicou também um versículo da Bíblia: "O que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra (Provérbios 21:21)".

Com informações de Filipe Pereira

O que você achou desse conteúdo?