Logo O POVO+
Lula conversa com Tasso sobre apoio a candidato do PT no Ceará
Politica

Lula conversa com Tasso sobre apoio a candidato do PT no Ceará

Convenção do partido que vai oficializar candidatura de Elmano está agendada para o sábado, com a presença do ex-presidente
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
LULA telefonou para Tasso 
no último domingo (Foto: Ricardo Stuckert)
Foto: Ricardo Stuckert LULA telefonou para Tasso no último domingo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou com o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) no último domingo, 25, sobre possível apoio tucano ao candidato do partido ao Governo do Ceará, o deputado estadual Elmano de Freitas.

Ao O POVO, uma fonte informou que o petista ligou para Tasso durante reunião entre o ex-presidente e o ex-governador Camilo Santana (PT), em São Paulo. Também participavam do encontro com Lula o ex-senador Eunício Oliveira (MDB), o deputado federal José Guimarães (PT) e o próprio Elmano.

Tasso tem sido procurado por legendas interessadas na adesão tucana em meio ao racha entre PT e PDT no Ceará. O partido social-democrata se tornou o fiel da balança num cenário acirrado.

Caso abrace a candidatura petista, o arco de Elmano passaria de cinco para sete forças políticas. Na hipótese de fechar com Roberto Cláudio, a composição do candidato do PDT iria a cinco agremiações.

Segundo Eunício Oliveira, Lula estará no Ceará para o lançamento da candidatura de Elmano. Depois, o ex-presidente deverá seguir ainda para Jati, no Cariri, onde visitará a obra da transposição do rio São Francisco. “Ele (Lula) disse com todas as palavras: Ceará virou prioridade para mim”, disse Eunício sobre o encontro em São Paulo.

Alvo de Lula, obra da transposição em Jati tem peso simbólico. Iniciada nos governos do PT, ela acabou sendo acelerada e quase concluída durante a gestão Michel Temer (MDB), mas acabou sendo inaugurada de fato apenas no governo Jair Bolsonaro (PL). Por conta disso, é intensa a disputa entre os três grupos pela “paternidade” da ação.

José Guimarães confirmou em publicação nas redes sociais que a convenção que oficializará a candidatura de Elmano está agenda para o próximo sábado, 30. O ato ocorrerá no Centro de Eventos, em Fortaleza.

Além de Elmano, o ex-presidente também deverá dar destaque às campanhas de Camilo Santana ao Senado Federal e a de Eunício a deputado federal. O MDB poderá indicar o vice da chapa de Elmano de Freitas para o Governo do Ceará.

O evento de tática eleitoral do PT Ceará, originalmente marcado para o último sábado, 23, foi remarcado para esta quarta-feira, 27, em Fortaleza. O ato deverá formalizar candidatura de Elmano Freitas ao Governo do Ceará e a de Camilo Santana ao Senado Federal.

Segundo a assessoria de imprensa do PT Ceará, o evento ocorre às 16 horas e também deverá definir as chapas do partido para a Assembleia Legislativa do Ceará e Câmara dos Deputados, além de fechar a "política de alianças" do partido.

O encontro será realizado de forma totalmente virtual, por meio de uma reunião remota com os 210 delegados do partido no Ceará.



O que você achou desse conteúdo?