Logo O POVO+
Sarto diz que relação com Izolda "está preservada"; governadora diz não temer oposição do PDT
Politica

Sarto diz que relação com Izolda "está preservada"; governadora diz não temer oposição do PDT

Segundo o prefeito, apesar de a governadora ter deixado o PDT, não haverá mudança na programação de parcerias entre Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza. Governadora afirma que interesses da população não podem ser prejudicados
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PREFEITO disse que houve telefonema entre ele e a governadora (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves PREFEITO disse que houve telefonema entre ele e a governadora

O prefeito de Fortaleza José Sarto (PDT) afirmou nesta segunda-feira, 1º, que conversou por telefone com Izolda Cela após ela anunciar desfiliação do PDT. Segundo ele, a governadora garantiu que a relação institucional entre Prefeitura e Governo está preservada e que não haverá mudança na programação de parcerias entre os dois entes.

"Quero registrar que eu estive em contato telefônico com a governadora Izolda e ela fez questão de deixar claro que nós temos uma relação mais além da amizade pessoal e institucional, que é preservada", disse Sarto em entrevista coletiva realizada durante a reabertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).

Sarto ao lado do vice-prefeito Élcio Batista (PSB) e do presidente da Câmara Antônio Henrique (PDT)(Foto: Reprodução/Youtube)
Foto: Reprodução/Youtube Sarto ao lado do vice-prefeito Élcio Batista (PSB) e do presidente da Câmara Antônio Henrique (PDT)

De acordo com o prefeito, a população de Fortaleza não pode ser prejudicada "por brigas de quem quer que seja". "Eu não sou eleitor do Roberto Cláudio, nesse caso. Eu sou prefeito de Fortaleza. A governadora é governadora do Estado do Ceará. Fortaleza tem quase um terço da população e inclusive ela nos ajudou a reeleger, então eu represento a população de Fortaleza, que aqui pra nós, não tem nada a ver com essas brigas de quem quer que seja. Cada um que defenda seu projeto, mas a relação institucional está super preservada", ressaltou.

Ainda de acordo com Sarto, Izolda, durante conversa telefônica, "fez questão de frisar que não há nenhuma alteração na programação estabelecida de parcerias do Governo com a Prefeitura de Fortaleza".

Izolda diz que não teme enfrentar oposição do PDT na Assembleia após desfiliação 

Izolda Cela disse na manhã de ontem que não teme receber oposição do PDT na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), mesmo após sua recente decisão de se desfiliar da legenda, no fim de julho deste ano.

“Eu acredito sempre que, majoritariamente, e nós temos visto, exatamente, nessa base de apoio nos deputados do PDT, esse compromisso com aquilo que vem ao bem da população. A gente não pode fazer da política um lugar de cabo de guerra, de picuinha, sacrificando o que é o interesse legítimo da população. Acredito que nós seguimos bem com esse bom compromisso”, disse a chefe do Executivo estadual.

GOVERNADORA Izolda Cela participou da abertura do semestre letivo(Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita GOVERNADORA Izolda Cela participou da abertura do semestre letivo

A governadora participou nessa segunda-feira da solenidade de abertura do segundo semestre letivo na rede estadual de ensino, que ocorreu no Centro de Eventos do Ceará.

Izolda anunciou sua saída da sigla dias após a decisão do partido de lançar o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio como candidato ao Palácio da Abolição nas eleições de 2022. Em seu comunicado, a governadora apontou como um dos fatores determinantes para sua desfiliação o fato de haver duas candidaturas lançadas por aliados, em referência também à candidatura de Elmano Freitas (PT)

"Poderíamos já estar todos unidos contra o fascismo, a intolerância e o ódio. Defendi isso desde o início, juntamente com Cid, Camilo e tantos outros", disse na ocasião. Ao sair do partido, ela fica impedida de ser candidata nas eleições deste ano, já que para concorrer seria necessário filiação a algum partido até 2 de abril, ou seja, seis meses antes do pleito.

Em sua primeira entrevista após a desfiliação, a governadora disse na última sexta-feira sentir “um conforto maior” e “uma situação mais adequada” ao se “desobrigar” nesse momento da eleição. Ela ainda afirmou que, no momento, “não tem compromissos” com partidos ou políticos.

Ontem, Izolda reagiu aos elogios que recebeu do ex-presidente Lula (PT) e do ex-governador Camilo Santana (PT) durante a convenção do partido no último fim de semana, em Fortaleza. Segundo a chefe do Executivo estadual, a fala dos petistas aumenta a sua responsabilidade no Governo.

“Quando alguma referência positiva é feita a nós, eu penso que isso aumenta a responsabilidade de corresponder e ser merecedora", disse a gestora. Na oportunidade, ela ainda comentou sobre sua saída do PDT. "Então, na verdade, a minha decisão foi muito movida, exatamente, pelo contexto e pela configuração. Nós defendemos, o governador Camilo, eu, o senador Cid, defendemos muito, até o final, essa união, a manutenção da base de aliança. Não foi possível”, afirmou.

Durante o encontro realizado no último sábado, 30, Lula se solidarizou com Izolda e disse que ela “sofreu um impeachment sem ser impeachment” ao ser preterida por Roberto Cláudio na disputa para o Palácio da Abolição. “Ela só queria dar sequência, porque no Brasil, acho que não tem ninguém com a competência educadora que tem a companheira Izolda. Minha solidariedade para a companheira Izolda", ressaltou o petista.

Em seu discurso, Camilo Santana chamou a governadora de “uma mulher extraordinária”, acrescentando que ela é a "responsável pela educação" no Estado.

O que você achou desse conteúdo?