Logo O POVO+
Procuradora Ângela Gondim é nomeada desembargadora do TJCE por Izolda
Politica

Procuradora Ângela Gondim é nomeada desembargadora do TJCE por Izolda

Gondim foi a primeira colocada na lista tríplice do Ministério Público do Ceará
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ângela Tereza Gondim Carneiro Chaves (Foto: Divulgação/MPCE)
Foto: Divulgação/MPCE Ângela Tereza Gondim Carneiro Chaves

A governadora Izolda Cela (sem partido) nomeou nesta segunda-feira, 8, a procuradora de Justiça Ângela Teresa Gondim Carneiro Chaves como nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A futura magistrada foi a escolhida entre os nomes da lista tríplice do Ministério Público do Ceará (MPCE), enviada ao Palácio da Abolição no dia 14 de julho.

Ângela Gondim foi a primeira colocada na lista tríplice, composta também pelos procuradores de Justiça Maria Neves Feitosa Campos e Marcos William Leite de Oliveira.

Após o anúncio da governadora, Gondim publicou mensagem de agradecimento. "Sou grata aos membros e servidores do Ministério Público, órgão que me lapidou enquanto profissional nessa lida diária em defesa da democracia, do estado democrático de direito, dos direitos humanos e da dignidade humana. Comprometo-me a continuar meu ofício defendendo esses mesmos valores, com ética, retidão e respeito às causas sociais, principalmente, dos mais vulneráveis", disse a futura desembargadora.

O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, parabenizou a colega pela indicação. "A Dra. Ângela Gondim é uma referência intelectual e moral para todos os que fazem o Ministério Público. Tenho certeza de que ela será uma grande desembargadora, ajudando a distribuir a justiça com muita dignidade e sabedoria”, afirmou, acrescentando que a escolha da governadora "acolhe uma trajetória irretocável" da agora desembargadora.

Trajetória 

Ângela Gondim é graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1991. Foi auxiliar judiciário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT), além de procuradora da Fazenda Nacional. Obteve o primeiro lugar no concurso público para o MPCE, tendo ingressado no órgão ministerial em 1993.

Foi titular das Promotorias de Justiça das comarcas de Aracoiaba, Pacatuba, Itapipoca, bem como da 3ª Promotoria dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Fortaleza e da 1ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, com atribuições judiciais perante a 31ª Vara Cível e atribuições extrajudiciais na defesa do patrimônio público e da moralidade administrativa.

Ocupou no biênio 2000-2002 a coordenação do então Serviço Especial de Defesa Comunitária (DECOM), atual Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON). Também foi diretora-geral da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) durante o período de 2008 a 2012.

Realizou curso de aperfeiçoamento e especialização em Direito de Família, Registros Públicos e Sucessões na ESMP. É mestre em Ordem Jurídica Constitucional pela UFC, além de professora da disciplina Direito do Consumidor no Centro Universitário 7 de Setembro, da especialização em Direito do Consumidor da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da graduação da então Faculdade Integrada do Ceará (FIC).

Em agosto de 2017, tomou posse como procuradora de Justiça e assumiu a 5ª Procuradoria de Justiça com atuação criminal. Foi vice-procuradora-geral de Justiça no biênio 2020-2021. Atualmente, é vice-procuradora-geral de Justiça no biênio 2022-2023.

O que você achou desse conteúdo?